A contagem decrescente para a conclusão do Programa Polis em Bragança chegou a zero no passado dia 31 de Dezembro, mas os trabalhos ainda não estão concluídos. O relógio foi por isso reajustado, indicando logo a abrir o ano que agora faltam 180 dias para a conclusão do Polis, apontando assim para que a obra termine no dia 30 de Junho de 2004, segundo referiu Alcídio Lopes, gestor do programa Polis em Bragança.

A área intervencionada por este programa de requalificação e reabilitação ambiental é de 45 hectares e neste momento decorrem quatro empreitadas que se estendem por grande parte desta área. Na zona do velho mercado municipal, continua em construção um parque de estacionamento subterrâneo com uma praça lúdica de superfície; toda a área dos Batocos continua a ser reabilitada; na zona envolvente do castelo, decorrem ainda obras de requalificação urbanística; a nascente do castelo, está em construção um parque de merendas e um parque de estacionamento. Estas obras condicionam a mobilidade dos cidadãos que poderão dispor destes espaços completamente requalificados "o mais tardar a partir de finais de Abril", assegura Alcídio Lopes.

Por lançar no terreno continuam dois projectos dos mais emblemáticos de toda a intervenção: a iluminação cénica do castelo e a criação de um centro de monitorização e interpretação ambiental que vai albergar também um centro de ciência viva. "Em relação ao projecto de iluminação cénica, está em curso o projecto que deve ficar concluído até finais de Fevereiro e depois há um prazo de execução entre 30 a 45 dias", explica o responsável. Em relação à construção do centro de monitorização e interpretação ambiental, espera-se que o projecto possa ficar concluído até finais de Janeiro, "e que a obra possa estar pronta em finais de Maio, meados de Junho", adianta Alcídio Lopes.

"Os problemas [de financiamento da intervenção] foram ultrapassados, não acreditamos que se repitam, mas, se tal acontecer, estamos agora em condições de garantir a conclusão dos trabalhos até à nova data prevista, isto é, 30 de Junho de 2004", afiança o gestor.

A requalificação urbana e a valorização ambiental previstas para Bragança envolvem um investimento de 20 milhões de euros e incidem na requalificação do Rio Fervença e das suas margens e na revalorização da zona histórica da cidade, incluindo a zona envolvente do castelo.



PARTILHAR:

A ARMCPF suspende manifestação prevista para dia 10

Eleições adiadas na Casa do Douro