As obras que estão a decorrer para transformar as antigas instalações do Centro de Saúde em Unidade de Convalescença do Hospital de Macedo sofreram um revés. Quando o empreiteiro procedia ao derrube das paredes interiores com vista à criação de novas divisões, o piso abateu, na sequência da cedência da placa do tecto.

Além de atrasar a conclusão da obra, a intervenção vai ficar 180 mil euros mais cara. O atraso e o aumento de custos ficam a dever-se aos estudos geológicos, que, entretanto, tiveram de ser efectuados, para além das obras de sustentabilidade que foi necessário fazer.

A criação deste centro de acolhimento, destinado ao internamento de 30 doentes em convalescença, provenientes de hospitais de todo o país, faz parte do protocolo assinado no dia 14 do mês de Abril de 2007 entre o Ministério da Saúde, através da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), e a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

A medida foi acompanhada de uma outra que contempla a atribuição de um helicóptero SIV para o reforço do socorro e transporte de doentes urgentes e emergentes, e que deveria ter sido implementada no início de Janeiro deste ano. No entanto, tal ainda não se verificou.

Na mesma altura, foi assumido pelo ministro da Saúde o compromisso de incluir o Serviço de Urgência Básica do Hospital de Macedo na versão final da Rede (nacional) de Urgências, uma promessa, que, entretanto, já foi cumprida, embora o serviço tenha sido, posteriormente, entregue à responsabilidade da Sub-Região de Saúde de Bragança.



PARTILHAR:

Câmara constrói 15 mini ETAR

Bragança apresenta novidades