Autarquia lamecense vê-se a braços com mais de 10mil euros de prejuízo devido a noite de vandalismo que deixou parte da escadaria do Santuário sem luz.

 

Os projetores e os focos do solo do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios foram apedrejados por um grupo de jovens que ainda não foi possível identificar. Esta não é a primeira vez que a propriedade pública em Lamego é destruída propositadamente, mas, neste caso em particular, a Câmara Municipal já teve de desembolsar mais de 10 mil euros.

Para já, o sentimento de insegurança ainda não reina entre os habitantes que, apesar de não se sentirem inseguros ou com medo, admitem que hoje em dia, sobretudo, de noite, não “se pode confiar”, nem tão pouco “andar à vontade”.

Certo é que, de momento, muita da iluminação da escadaria está destruída e o monumento encontra-se, em certas partes, praticamente às escuras. A autarquia considera este um ato de agressão, lamentando profundamente este tipo de vandalismo, que visa monumentos religiosos. No primeiro patamar, o Pátio dos Reis, foram danificados sete projetores de solo no valor de 800 euros cada, enquanto na parte central da escadaria foram já substituídos outros quatro. Também os projetores das colunas ao longo deste símbolo do orgulho lamecense denotam sérios danos alegadamente provocados por apedrejamento.

Montado no início do ano transato, esta técnica de iluminação cénica resultou de um investimento de 300 mil euros. Com recurso a tecnologia LED, este novo sistema foi premiado com um honroso terceiro lugar num dos mais reconhecidos concursos internacionais que galardoa as melhores Iniciativas em iluminação urbana sustentável. Apresentado pela Associação de Municípios Douro Alliance, este empreendimento permitiu à autarquia de Lamego economizar quase 60 por cento no valor gasto com a eletricidade, bem como valorizar o próprio património da cidade conferindo-lhe uma perspetiva noturna que muito agrada, quer aos habitantes, quer aos turistas que visitam Lamego.

A PSP deverá reforçar o patrulhamento durante os próximos dias, na tentativa de desencorajar os infratores e impedir que atos semelhantes voltem a ser cometidos. 



PARTILHAR:

Primeira escola de Kickboxing credenciada em Bragança já em 2016

Os tubos já soam no órgão da Sé em Vila Real