“Aquisição de instrumentos musicais para a Bribanda” e “Equipamento de proteção individual para incêndios urbanos e desencarceramento – Izeda” foram os dois projetos que conseguiram reunir mais votos.  

 

Vinte propostas apresentadas, 16 consideradas elegíveis pela equipa técnica para serem levadas a votação, 4222 participantes registados no site http://participar.cm-braganca.pt/ e 3088 pessoas que votaram nos seus projetos favoritos são os números que fazem do OP para 2018 o mais participado de sempre. 

Assim, na passada sexta-feira, dia 10 de novembro, pelas 18 horas, decorreu na Sala de Formação do edifício do Balcão Único de Atendimento da Câmara Municipal de Bragança a apresentação pública dos resultados da votação do Orçamento Participativo (OP).

Quanto aos vencedores, no OP Geral, o quinto projeto mais votado foi “II Bragança – Granfondo”, seguindo-se “Mais Mobilidade, Mais Segurança – Pinela”, “Arranjos no Largo de S. João – Frieira” e “Centro de Cerâmica Artesanal e Artística – Salsas”. O projeto mais votado foi “Aquisição de instrumentos musicais para a Bribanda – Associação da Banda Filarmónica de Bragança”. 

No que concerne ao OP Jovem, o projeto vencedor foi “Equipamento de proteção individual para incêndios urbanos e desencarceramento – Izeda”, tendo ficado em segundo lugar o projeto “Welcome to Bragança”.

No OP Geral, cada proposta representa um investimento global igual ou inferior a 43 mil euros, num total de 215 mil euros. Já no OP Jovem, que prevê a verba global de 50 mil euros, cada uma das propostas terá um investimento igual ou inferior a 25 mil euros. No total, o Município de Bragança destinou 265 mil euros para a concretização de projetos no âmbito do OP 2018.

“Esta é uma verba que é disponibilizada do Orçamento Municipal para que os cidadãos possam, dentro daquilo que são as propostas apresentadas, definir aquilo que pretendem fazer

“Nós dividimos os projetos em Orçamento Participativo Geral e Orçamento Participativo Jovem. Estamos a falar de 5 vencedores no OP Geral e 2 no OP Jovem com projetos que envolvem várias áreas, desde cultura, património e infraestruturas, entre muitas outras, e que beneficiam, obviamente, as populações onde se inserem”, explicou o edil brigantino no final da sessão pública onde foram apresentados os vencedores do OP 2018.  

“O que se percebe é que tem havido uma grande evolução, inclusive, no número de votantes, desde o primeiro OP que aconteceu em 2016”, declarou Hernâni Dias à Comunicação Social, acrescentando que este “aumento substancial na participação” poderá ter a ver com o facto “das pessoas quererem dar o seu contributo no que diz respeito à definição das políticas municipais”.

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Trinta mil pessoas visitaram a Festa da Castanha em Vinhais

APAV de Vila Real acompanhou 350 novos casos de violência em 2017