A autarquia de Vila Pouca de Aguiar aprovou a desafectação da área da Reserva Ecológica Nacional na Serra da Falperra, com o objectivo de permitir a exploração de Granito.

Esta medida está incluída num plano mais vasto que para além de permitir a exploração de granito Amarelo Real pretende também criar regras para que no fim da exploração, as empresas possam reabilitar a área.
Um plano que se estende aos municípios de Sabrosa e de Vila Real, sendo criada a Zona Cativa de exploração de Granitos da Falperra, como anunciou o presidente da Câmara de Vila Pouca de Aguiar Domingos Dias.

A zona vai permitir o funcionamento das pedreiras já em laboração, cinco delas sem licenciamento. Segundo Miguel Esteves, vereador do pelouro do ambiente da Câmara de Vila Real, os empresários do Granito que ainda não têm a sua exploração legalizada estão a proceder ao seu licenciamento, e as entidades já se comprometeram a acelerar o processos.

Os três municípios, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real e Sabrosa, comungam do mesmo propósito de criar uma zona delimitada onde se concentram as industrias de exploração de granito, estabelecendo regras para a recuperação do espaço depois da laboração das empresas.

A exploração de Granito é uma actividade económica muito importante para o concelho de Vila Pouca de Aguiar, estimando-se que a produção anual se situa nos 30 milhões de euros, empregando cerca de 2 mil pessoas.



PARTILHAR:

Empresa duplicou a suas propriedades, em termos de vinhas

Associação acolhe burros