No dia em que O Jardim-de-infância O Baguinho em Peso da Régua comemora 27 anos de existência, a manifestação dos responsáveis e das 18 funcionárias não é no entanto de alegria mas sim de tristeza.

Os rostos estão fechados e algumas não reprimem as lágrimas. \"A instituição onde trabalho desde o inicio está em risco, e já não recebemos o salário há seis meses\" diz ao DN Catarina Ferreira. \"E tudo isto porque um senhor da Segurança Social não assina um acordo com a Instituição.\"

O Baguinho foi criado pelo Ministério da Educação em Setembro de 1982, de quem sempre dependeu até à extinção dos serviços sociais, passando a depender a partir de Dezembro de 2007 de acordos com a Segurança Social, dado ter adquirido o estatuto de IPSS. Segundo o vereador com o pelouro da educação da Câmara da Régua, José Manuel Gonçalves, na altura o Instituto de Segurança Social de Vila Real exigiu uma remodelação das instalações. \"No que concordámos, conseguindo logo na altura a cedência de uma vivenda por parte do Ministério da Educação que a Câmara de imediato recuperou e ali instalou o creche do Baguinho com 33 crianças e o pré-escolar com 60.

No entanto a Segurança Social de Vila Real apenas fez acordos em relação à creche argumentando que o pré-escolar seria da responsabilidade da autarquia. No que não concordamos\".

Fonte da Direcção da Delegação do Instituto de Segurança Social de Vila Real disse ao DN que a Lei é muito clara quando incube as autarquias locais da supervisão e gestão do Pré-Escolar. Quanto à creche do Baguinho o protocolo estabelecido tem sido rigorosamente cumprindo, tendo inclusive quando do seu inicio sido atribuído à IPSS um subsidio de 40 mil euros. Ainda segundo a fonte, \"a Segurança Social de Vila Real está empenhada em resolver os problemas do \"Baguinho\".



PARTILHAR:

Linha do Douro até Salamanca

«Cidade de equilíbrio regional»