A Adega Cooperativa de Favaios, Alijó, facturou no primeiro trimestre deste ano 2,3 milhões de euros, mais 33,2% do que em igual período do ano passado, disse hoje à Agência Lusa o director comercial da cooperativa.
José Alberto Gradim referiu que, nos primeiros três meses de 2009, a facturação foi de 1,7 milhões de euros.

Criada em 1952, em pleno coração da Região Demarcada do Douro, a cooperativa de Favaios é mais conhecida pelo seu moscatel e foi precisamente este produto que registou o maior aumento, de mais 50% comparativamente com o primeiro trimestre do ano passado.

Nos moscatéis o volume de negócios atingiu os 1,9 milhões de euros.

Em 2009, a Adega de Favaios fechou o ano com uma facturação de 10 milhões de euros e 4,6 mil milhões de litros vendidos, dos quais 2,1 mil milhões são moscatel.

A qualidade dos vinhos de Favaios tem sido consecutivamente reconhecida através da conquista de vários prémios nacionais e internacionais.

Mais recentemente, no Concurso Mundial de Bruxelas, a adega duriense ganhou duas medalhas de prata com os vinhos \"Foral da Vila Doc Branco\" e o \"Encostas de Favaios Regional Branco\".

Este prémio chega um ano após o relançamento da nova imagem o \"Encostas de Favaios\", um vinho Regional Terras Durienses, uma das marcas mais fortes nesta categoria e que possui um volume de vendas superior a um milhão de litros.

O enólogo Miguel Ferreira explicou que este é o \"vinho entrada de gama\" que possui uma óptima \"relação preço qualidade\" e resulta de uma mistura grande de castas do planalto de Favaios, entre as quais o moscatel.

A sua distribuição concentra-se, sobretudo, no canal armazenista e nos canais de distribuição directos da adega.

O \"Foral da Vila DOC Branco\", vinho com uma selecção mais cuidada de uvas e com um trabalho de estágio mais prolongado, foi recentemente relançado pela adega de Favaios e é uma das principais apostas da cooperativa

Com cerca de quatro dezenas de funcionários, a Adega Cooperativa de Favaios tem mais de 550 produtores associados, distribuídos por cerca de 1.200 hectares de área produtiva.



PARTILHAR:

Ao fim de sete anos

No Concurso Mundial de Bruxelas