Realizou-se no passado domingo, dia 14 de agosto, em Pinho, uma Homenagem ao Padre Arnaldo Moura.

O padre, que faleceu em março de 2015, era um filho da terra e era também uma pessoa muito querida pelos fiéis das localidades onde foi pároco.

Por esse motivo, a Câmara Municipal de Boticas, juntamente com a Junta de Freguesia de Pinho, decidiram homenagear o benfeitor com a realização de uma missa solene, presidida pelo Bispo da Diocese de Vila Real, D. Amândio Tomás, com a inauguração do Largo Arnaldo Moura e bênção do Busto em sua honra e, por fim, com a apresentação do livro “Memórias do Padre do Povo”, obra da autoria de Maria Assunção Morais, composta por depoimentos de várias pessoas que tiveram o privilégio de conhecer e conviver de perto com o Padre Arnaldo.

Na cerimónia de inauguração, o Presidente da Junta de Freguesia de Pinho, José Lage, afirmou que “a vida e obra do Padre Arnaldo será perpetuada através da existência deste largo e deste busto”.

Já o Presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, disse “que apesar de ser uma singela homenagem é muito especial pela pessoa que é aqui hoje homenageada, o Padre Arnaldo. Este busto servirá para eternizar um amigo, um benfeitor, uma pessoa excecional”, realçou o autarca.

O Bispo de Vila Real, D. Amândio Tomás, referiu que “quem conheceu o Padre Arnaldo sabe bem que ele era uma pessoa desprendida, uma pessoa humilde e de coração aberto. Este pequeno monumento servirá para recordar aquele homem generoso e exemplar que foi o pastor Arnaldo e dar-nos força para continuarmos o nosso caminho com fé e esperança”, acrescentou D. Amândio Tomás.

No final, decorreu no Polidesportivo de Pinho um lanche convívio para as centenas de pessoas que marcaram presenta na homenagem ao Padre Arnaldo Moura.



PARTILHAR:

Mais de 20 mil pessoas na Festa da História em Bragança

Lançamento de homenagem a Miguel Torga