No início do ano lectivo de 2000/2001, os alunos do ensino básico de Grijó, em Macedo de Cavaleiros, foram colocados em instalações da sede da Junta de Freguesia, devido às obras que a Câmara Municipal se propÎs fazer na escola primária. Porém, ao lado, continuou a funcionar o infantário, e as crianças que o frequentam passaram a usufruir de todo o espaço do recreio. No entanto, as obras só viriam a começar nos finais do passado mês de Junho, o que obrigou os professores do ensino básico, no início deste ano lectivo, a terem de ocupar novamente as instalações provisórias. Os pais destes alunos comentam que os recreios, que tinham a duração de quinze minutos, chegam agora a durar perto de uma hora. A culpa, dizem, é dos baloiços que existem por detrás da sede da Junta de Freguesia, um espaço que em tempos foi uma escola primária.

No entanto, as maiores preocupações chegam dos pais das crianças que frequentam o infantário. Isto porque, assim que estas saem para o recreio, logo deparam com vários montes de entulho, onde se misturam restos de vigas, ferros, pregos, telhas partidas e vários tipos de lixo, que, ao menor descuido, podem causar sérios problemas, não só às crianças, como também às educadoras.

Os pais manifestam assim uma "grande revolta" por verem os seus filhos "nestas condições". Um deles afirmou até que, certo dia, ao passar na rua próxima do recreio, aconselhou uma das crianças que aí se encontrava, a afastar-se de um dos montes de entulho, por receio que algo pudesse suceder.

A Câmara Municipal, quando contactada para comentar esta situação, fez saber que "os pais das crianças não podem querer, simultaneamente, chuva no nabal e sol na eira", ou seja, "se querem obras na escola, tem de suportar os incómodos que delas advêm".

Os pais é que não se conformam já que, no seu entender "o problema é da Câmara". Mas desesperam porque "se a autarquia pretende fazer as obras com o seu pessoal, até lá pode andar a vida inteira que não se incomodam". Os progenitores só pretendem que a integridade física dos seus filhos seja salvaguardada, e isso passa, no seu entender, pela retirada do entulho ou pela transferência das crianças para outras instalações.



PARTILHAR:

Boa colheita

Depois do restauro