A aldeia de Vilar de Perdizes, em Montalegre, vai encher-se na segunda-feira de personagens bizarras como bruxas, diabos e mafarricos, para comemorar o Halloween, num alegre hino à bruxaria.

Vilar de Perdizes, terra do misticismo, comemora o «Dia de Halloween» há quatro anos como forma de «dar vida» à aldeia, atrair visitantes e potenciar a economia local.

A presidente da Associação de Defesa do Património de Vilar de Perdizes, Fátima Crespo, revelou hoje à Lusa que os restaurantes e albergarias da povoação transmontana estão \"praticamente lotados\".

Por isso, acredita que o contexto de crise atual não vá afetar o evento, nem diminuir o número de visitantes.

A responsável frisou ainda que acorrem a Vilar de Perdizes pessoas de norte a sul do país para assistir e passar uma noite \"mágica\" porque é um evento \" muito curioso e diferente\".

Os moradores decoram as suas casas e estabelecimentos comerciais com abóboras iluminadas para assinalar a data.

Na segunda-feira, a partir das 17:00 horas, estará ao dispor do público um conjunto de oficinas alusivas ao tema \"caracterização e adereços\", \"música e som\" e \"construção de vassouras\".

Os restaurantes de Vilar de Perdizes, decorados com motivos ligados ao azar, têm preparado um jantar \"endiabrado\" que promete \"deliciar\" e \"assustar\" os convivas com animação a cargo do grupo de teatro Filandorra.

No final do jantar, segue-se um cortejo \"embruxado\" com os participantes a viverem situações inesperadas com a presença de personagens ocultas à luz de velas a provocar muitos percalços e sustos.

No final do desfile pelas ruas, será eleita \"a melhor bruxa\", \"o melhor diabo\", \"o melhor mafarrico\" e \"a melhor máscara\".

O ponto alto do \"Dia de Halloween\" termina com a realização da tradicional queimada do padre Fontes, licor à base de aguardente, canela e maçã com efeitos, alegadamente, \"esconjurativos de todos os males\".

Noite dentro, realizar-se-á um baile de bruxos.



PARTILHAR:

Arbitragem desilude

«Denunciar uma situação»