Deixar para amanhã a realização de um teste de detecção do VIH/SIDA ou desculpar-se com supostas dificuldades em efectuar o dito diagnóstico deixou de ser uma justificação válida para os cidadãos do distrito de Bragança, pois vai abrir na cidade, na próxima segunda-feira, o Centro de Aconselhamento e Detecção do VIH/ SIDA (CAD). Trata-se de um serviço destinado à população daquele distrito em geral, mas que está também aberto a todos os interessados em efectuar o teste que estejam de passagem por ali. As consultas são gratuitas e os utentes terão o acompanhamento de uma psicóloga clínica para o aconselhamento pré-teste e pós-teste.

Segundo o coordenador da Sub-região de Saúde de Bragança, António Subtil, com a criação deste centro pretende-se \"reduzir o número de seropositivos não diagnosticados\" na região e \"sensibilizar\" os cidadãos sobre a prevenção VIH/SIDA.

\"Temos a consciência de que há uma certa quantidade de pessoas que podem estar infectadas devido aos seus comportamentos de risco\", afirmou António Subtil. \"Há muitos estudantes em Bragança e em Macedo de Cavaleiros e muita prostituição em Bragança e Mirandela\", acrescentou o coordenador da Sub-região de Saúde de Bragança, que apontou a população mais jovem como \"um potencial de risco\".

Quanto ao número de casos de pessoas já infectadas com o vírus da Sida, António Subtil salientou que \"esses dados são confidenciais\", adiantando no entanto que, tendo em conta o número de seropositivos \"declarados\" a nível nacional, os números no distrito de Bragança são \"dos mais baixos\".

O responsável reconhece que \"os transmontanos ainda não estão habituados ou sensibilizados para a importância da realização deste tipo de diagnóstico, mas esta é uma situação que será combatida com informação e divulgação sobre o CAD e as suas competências\". Essa divulgação \"está pronta a arrancar\" e será feita nas escolas, centros de saúde, entre outras instituições, através de cartazes e prospectos que irão ser distribuídos.

O CAD funcionará num espaço disponibilizado pelo Instituto Português da Juventude (IPJ) que foi adaptado e melhorado, através da aquisição de algum mobiliário e dos equipamentos necessários.

As entidades que estão envolvidas na criação do centro, que irá ser inaugurado oficialmente no próximo dia 11, são a Comissão de Luta contra a Sida, a Segurança Social, o IPJ e a Sub-região de Saúde de Bragança.



PARTILHAR:

Até ao final do ano lectivo

Deficientes são os mais afectados