O primeiro-ministro José Sócrates inaugura sábado, em Montalegre, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Alto Rabagão, um investimento de 25 milhões de euros que vai servir 100 mil habitantes dos concelhos do Alto Tâmega.

O anúncio foi feito hoje pela empresa intermunicipal Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro (ATMAD), responsável pela construção da ETA ou Subsistema de Abastecimento de Água do Alto Rabagão.

No âmbito da iniciativa «Governo presente», José Sócrates estará de visita, com vários ministros, ao Distrito de Vila Real ao longo de todo o fim-de-semana.

Fonte da ATMAD disse que a estrutura vai ser responsável pelo abastecimento das populações dos concelhos de Montalegre (87 por cento), Boticas (90 por cento), Chaves (84por cento) e Ribeira de Pena (14 por cento), num total estimado de mais de 100 mil habitantes.

O investimento total, que inclui além da ETA as infra-estruturas da execução de Condutas Adutoras, estações elevatórias e ligações a reservatórios existentes, atinge os 25 milhões de euros, dos quais 85 por cento são provenientes do Fundo de Coesão.

A ETA do Alto Rabagão localiza-se junto da captação e tem uma capacidade de tratamento de 828 metros cúbicos por hora.

Depois do processo de tratamento, a água é bombeada para as várias tubagens com destino a reservatórios espalhados pelos 4 concelhos.

Em Montalegre, José Sócrates vai ainda inaugurar o Pavilhão Multiusos, que, segundo o presidente da Câmara local, Fernando Rodrigues, custou cerca de 8,5 milhões de euros.

O Multiusos possui uma área de exposições, auditório, um pavilhão desportivo, quatro tascas para a realização da feira do fumeiro, um recinto de espectáculos ao ar livre para as tradicionais chegas de bois e as Portas do Parque Nacional da Peneda-Gerês.



PARTILHAR:

Participaram 1.600 fotógrafos

Feira do Granito