Acampar sobre as águas do Douro Internacional é a original proposta, para o Verão de 2008, da Câmara de Freixo de Espada à Cinta que aposta na originalidade para levar mais turistas à praia fluvial da Congida, divulgou hoje fonte da autarquia.

Este local junto ao rio Douro é há vários anos o espaço de lazer mais emblemático do concelho, procurado por portugueses e espanhóis, atraídos sobretudo pelas excelentes condições naturais.

A autarquia já criou algumas infra-estruturas no local, a poucos quilómetros da vila transmontana, e propõe-se agora investir 1,5 milhões de euros para oferecer melhores condições e atrair ainda mais turistas.

A «originalidade» é a principal aposta do município que pretende construir um parque de campismo flutuante sobre as águas do Douro Internacional.

As tendas serão suportadas por plataformas em madeira com capacidade para albergar cerca de 200 campistas.

Aqueles que preferirem terra firme terão também um espaço, na margem do Douro, onde actualmente já se faz campismo de forma gratuita e sem regras.

Segundo explicou à agência Lusa o presidente da autarquia, José Santos, o propósito é regulamentar esta actividade, mas sobretudo requalificar todo aquele espaço, transformando-o numa referência ambiental e turística.

O projecto, a cargo do arquitecto paisagista João Nunes, contempla a requalificação de toda a zona, substituindo os actuais edifícios de apoio por infra-estruturas à base de materiais da região, que não choquem com a paisagem natural.

Segundo o autarca, está prevista a construção de um bar em madeira e de uma esplanada, também ela original, suspensa sobre o rio

De acordo ainda com o autarca, o projecto tem já o parecer favorável do Parque Natural do Douro Internacional e aguarda apenas o parecer final do Instituto de Turismo para ser candidatado a fundos comunitários para comparticipação financeira.

José Santos acredita que a candidatura deverá avançar dentro de três meses e que as novas infra-estruturas estarão estar disponíveis para aqueles que visitarem a Congida, já no Verão de 2008.

Estes novos atractivos juntam-se a outros que levam, regularmente, visitantes a esta zona do sul do Distrito de Bragança, nomeadamente os passeios de barco pelo Douro Internacional.

A Câmara de Freixo de Espada à Cinta constituiu com a congénere espanhola de Villvestre a Sociedade Congida/La Barca que explora os três barcos que fazem passeios pelo rio, num percurso que pode estender-se por cerca de 13 quilómetros.

A paisagem natural ganhou um novo elemento há cerca de um ano com a inauguração de dez moradias na praia da Congida.

Estas habitações rústicas, com capacidade para 40 hóspedes, têm a particularidade de terem sido construídas encaixadas nos socalcos característicos das margens do rio Douro e com vistas para o curso de água.



PARTILHAR:

Abrem-se as portas no Douro

Associação Comercial substituída pela autarquia