A localidade espanhola de Preña, junto à margem esquerda do rio Douro, inaugurou uma rua com o nome da vizinha aldeia portuguesa. A via chama-se «calle de Peredo de Bemposta» e constitui uma homenagem ao município ribeirinho do concelho de Mogadouro.

Os padrinhos da iniciativa foram o presidente da junta de Freguesia de Peredo, Pedro Lopes, o autarca de Mogadouro, Morais Machado, e alcaide de Preña.
Esta iniciativa vem provar o intercâmbio existente entre os dois lados da fronteira, desde tempos imemoriais.

Estão ainda bem presentes na memória dos habitantes das duas localidades as histórias da guerra civil espanhola e dos tempos do contrabando.
Mas, durante a cerimónia de inauguração, os discursos centraram-se no futuro e, essencialmente, na apresentação de projectos conjuntos ao abrigo do programa comunitário INTERRREG. As duas aldeias pretendem sobretudo aproveitar os recursos na área do turismo, uma vez que ambas integram o Parque Natural das Arribas do Douro.

Na festa transfronteiriça, as duas localidades mostraram algumas das suas potencialidades: os portuguesas com o som das gaitas de foles e os espanhóis com a arte tourear.



PARTILHAR:

Comunidades de expressão portuguesa em Macau

Visitaram a feira 52 mil pessoas