Chuva e vento com rajadas que podem chegar até aos 110 km/hora forte podem piorar as condições já esta noite, sendo que o pico do mau tempo será às seis da manhã.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou seis distritos do norte do país em aviso laranja, o segundo mais grave, por causa do mau tempo, prevendo períodos de precipitação forte. Em Trás-os-Montes, Vila Real é o único distrito com aviso laranja, havendo possibilidade de trovoada nas regiões a norte do sistema montanhoso.

Já Bragança está com aviso amarelo, o terceiro da escala, mas o IPMA prevê para as terras altas vento forte a muito forte (45 a 65 km/h) de sudoeste, com rajadas até 110 km/h. O rio Fervença registou um aumento considerável do seu caudal, conforme comprovou o Diário de Trás-os-Montes, colocando algumas casas nas margens em risco e alagando mesmo os terrenos do Instituto Politécnico de Bragança. O mesmo se passou em Gimonde, onde o rio Sabor invadiu algumas casas e terrenos circundantes, alarmando a população local, já habituado a estas mudanças de humor climatéricas que são bastante frequentes para aqueles lados nos dias de inverno. Na sequência do mau tempo verificado durante o fim de semana, o município de Bragança informou hoje a comunicação social que as equipas do Serviço de Proteção Civil Municipal, apoiadas por cinco equipas dos Bombeiros Voluntários de Bragança, estão no terreno desde a manhã do dia 10, domingo, a realizar diversos trabalhos de prevenção e limpeza de sarjetas, vias e respetivas acessibilidades.

Está também a ser acompanhado o desalojamento de uma senhora residente no Bairro Além d’o Rio, na sequência da destruição da porta de entrada e de parte do telhado da sua habitação após a queda de uma parede. Prevê-se que até ao final do dia de hoje, segunda-feira, a situação esteja resolvida, devendo a idosa regressar durante o dia de amanhã à sua residência. No domingo, a Casa da Seda, integrada no Centro Ciência Viva de Bragança, sofreu uma inundação, após uma janela se ter partido com a força das águas do rio Fervença. Também se verificaram diversas derrocadas no Circuito do Turismo, na Estrada Municipal de Alfaião, na Rua das Oliveiras, na Quinta da Candaira e no Bairro de São Lázaro. Devido à elevada precipitação, registaram-se, ainda, inundações em diversas habitações e garagens nas localidades rurais de Frieira, Gimonde e Pombares, bem como o aluimento de terras na Rua Conde de Ariães, na cidade de Bragança.

No concelho de Macedo de Cavaleiros, a chuva intensa do fim-de-semana foi responsável por um deslizamento de terras ao km 3 da EN 102-1, entre as aldeias de Carrapatas e Cortiços. A Proteção Civil Municipal foi alertada às 8h30, centrando-se a intervenção da equipa da autarquia macedense, com a ajuda da GNR, na limpeza da via e reposição normal da circulação. O mau tempo resultou também em vários campos alagados e na inundação das adegas em duas habitações em Vale de Prados e Vilarinho de Agrochão, havendo necessidade da intervenção dos Bombeiros Voluntários.

Contudo, a Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso para um potencial agravamento das condições climatéricas durante a noite de domingo e madrugada de segunda-feira. Os próximos dias e, sobretudo, as próximas horas serão de preocupação no norte do país, já que o pico do mau tempo será às seis da manhã. Quem também tem motivo para preocupações são os durienses, nomeadamente os habitantes do Peso da Régua. Isto porque está previsto o rio Douro galgar as margens dada a elevada precipitação que se vai sentir durante a madrugada de hoje.



PARTILHAR:

Butelo e Casulas à conquista da península ibérica

“A troika foi embora, mas a austeridade ficou”