Um conjunto de 70 retratos e auto- retratos executados pela pintora Graça Morais vai estar em exposição no Centro Cultural de Cascais, entre a próxima sexta-feira e 8 de Janeiro, naquela que é a primeira mostra temática da artista.

\"Retratos e Auto-Retratos\" constitui \"um estudo importante e sério, com um fio condutor muito forte e que passa por várias fases da minha obra\", revelou Graça Morais , acrescentando que a exposição vai incluir trabalhos realizados entre 1980 e 2005.

\"Nestes 25 anos, escolhi para modelo pessoas que, apesar de não aparecerem nos jornais e revistas, são muito importantes neste país, onde vivem em silêncio\", esclareceu a artista, que vai expor óleos, acrílicos, pastéis, carvões e grafite sobre tela e papel.

Esta primeira exposição só dedicada à importância do retrato na obra de Graça Morais tem \"uma componente etnográfica e antropológica, focando sobretudo mulheres ligadas à ruralidade, geralmente anónimas e esquecidas\", assinalou ainda a pintora.

A mostra, em cuja inauguração vai estar presente a ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, tem por comissária a professora universitária Sílvia Chicó, que destacoutratar-se \"da primeira exposição que não é antológica, nem apenas da produção recente\".



PARTILHAR:

Financiamento em causa

Comunidade portuguesa poupada pelos distúrbios