A Cooperativa Agro-Pecuária Mirandesa quer rentabilizar ao máximo toda a carcaça dos bovinos da raça, mesmo as peças que são consideradas de segunda categoria e, por isso, menos valorizadas.

Para aumentar as vendas, vão apostar na comercialização de enchidos, à base da mistura de carne de bovino mirandês e de carne de porco bísaro, recuperando assim uma antiga tradição do Planalto Mirandês, bem como vão passar a vender carne de vaca pré-cozinhada, fumados e desidratados.

As peças mais procuradas são aquelas consideradas nobres, como a posta, que representa apenas 16 quilos, numa carcaça com 70. \"Isto constitui um bloqueio para a cooperativa\", diz Fernando Sousa, responsável técnico.

A nova aposta implica a construção de uma fábrica em Vimioso, onde serão investidos 1,75 milhões de euros. A cooperativa pagará de 30 a 35%, sendo o resto financiado através de vários programas. A Câmara de Vimioso cedeu o terreno e vai investir 500 mil euros.

A fábrica deverá estar pronta dentro de um ano e meio, estando actualmente em fase de desenvolvimento do projecto. Ali serão concentrados os serviços da cooperativa, agora dispersos por vários locais.



PARTILHAR:

Bairro do Castanheiro Redondo

Autarquias oferecem livros escolares