A população da pequena localidade de Nogueira vive há cerca de um mês com um problema que lhe tem dificultado a vida: a falta de água. Antes a água já corria nas torneiras das casas com \"muito pouca intensidade\". Mas há 15 dias que esse bem essencial à vida deixou ali de correr.

\"Fartos de esperarem\" e depois de terem já realizado uma manifestação em Nogueira, os moradores resolveram fazer-se ouvir frente à Câmara Municipal de Vila Real. A manifestação foi dirigida por José Eduardo Silva, ou Tio Zé, como é conhecido na sua terra, que explicou que a população de Nogueira \"tem sofrido muito com a falta de água\", um problema que \"não pode mais ser adiado\" e para o qual foi pedido à autarquia uma \"solução rápida\".

No entanto, o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Pedro Ramos, afirmou que \"o problema não é tão simples como possa parecer\". Segundo os dados registados nos Serviços Municipalizados de Águas e Saneamento (SMAS), durante os dias 19,20 e 21, as localidades de Nogueira e Ermida registaram um consumo de água que rondou os 260 m3 de água por habitante, quando o consumo considerado \"normal\" e que é a média da cidade de Vila Real anda à volta dos 120 m3. Assim, segundo Pedro Ramos, \"registam-se nesta zona consumos elevados e inexplicavelmente excessivos\". A autarquia acredita mesmo que esteja a ser \"desviada água da rede pública para outros fins que não os de uso doméstico\". O que, a ser verdade, \"é um crime e terá de ser punido como tal\", explicou o vice-presidente.

Como representante da população de Nogueira, José Silva reuniu-se com Pedro Ramos, tendo saído \"satisfeito\" dessa reunião. A autarquia pediu aos habitantes de Nogueira \"compreensão e cooperação para se descobrir o causador ou causadores do problema\" e elaborou-se um \"esquema\" para melhorar as condições de abastecimento de água daquela população. Até que o problema seja resolvido, as populações de Nogueira e Ermida serão abastecidas de água em dias alternados. Actualmente estas localidades estão a ser abastecidas por Lamas de Olo, mas a autarquia espera vir a fazer uma ligação à Barragem do SÎrdo.

Apesar dos populares que se deslocaram a Vila Real se sentirem \"mais confiantes\" na resolução do seu problema após a reunião com alguns membros da autarquia, o Tio Zé garantiu que, caso a situação se arraste e não sejam apresentadas soluções, a população de Nogueira avançará para outras formas de luta, como é o caso de um corte na estrada que liga Vila Real à Régua. Por outro lado, a Câmara prometeu empenhar-se na investigação deste caso e, numa situação extrema, poderá mesmo ter de aumentar o preço da água para os escalões mais elevados.



PARTILHAR:

Família não se conforma

Câmara cancela obras «estravagantes»