Assaltos a lojas, agressões e roubos junto a caixas Multibanco e a suspeita de que um homem, de 91 anos, foi roubado e agredido dentro da própria casa, deixaram com medo a população de Rebordelo, Vinhais.

Romão Pimentel está internado no serviço de cuidados intensivos do Hospital de Bragança e tudo aponta para que os seus múltiplos ferimentos estejam relacionados com um assalto de que terá sido vítima dentro da própria residência. Esta é, pelo menos, a convicção do irmão, Mário Pimentel. E dos vizinhos, que deixaram de o ver na rua mais de dois dias seguidos e acabaram por o encontrar gravemente ferido dentro de casa. Todos os pertences do idoso tinham sido remexidos.

\"Estava tudo muito revolto, várias coisas no chão, até a televisão estava no chão\", contou o irmão. Apesar de não haver sinal algum de arrombamento de portas ou janelas, a carteira onde o irmão guardava dinheiro e documentos ainda não foi encontrada. No local já estiveram elementos da GNR e da Polícia Judiciária.

Nas últimas semanas foram registados vários assaltos e tentativas em três cafés e num talho. Nos estabelecimentos onde os assaltantes entraram faltaram apenas pequenas quantias em dinheiro e tabaco.

A proprietária do café Globo Azul, Maria de Lurdes, vive em preocupação constante desde que o seu estabelecimento foi assaltado, porque não sabe quanto poderá acontecer outro episódio semelhante. \"Eu deixo pouco dinheiro aqui por isso só levaram uns trocos, mas levaram todos os volumes de tabaco que cá tinha e isso já é algum prejuízo\", contou.

Maria de Fátima cuida da casa de Mário Pimentel e explicou que a vizinhança está muito assustada, sobretudo os mais velhos que vivem sozinhos. \"Já não se pode deixar a chave nas porta pelo lado de fora quando se sai, mas por mais cuidado que se tenha há sempre más horas\", lamentou.

A população pede um reforço do efectivo da GNR no posto de Rebordelo, que tem poucos elementos e durante a noite, muitas vezes, fica apenas um agente de serviço. \"Era preciso que fizessem uma patrulha nocturna, anda por aqui muita gatunagem, isto é uma aldeia de muito movimento, porque por aqui passa a estrada de ligação Bragança-Chaves e Vinhais-Mirandela \", dizem os residentes.

O quartel da GNR de Vinhais tem 24 elementos, para este concelho que é o que tem mais área territorial no distrito de Bragança. Vinhais em 35 freguesias, que por sua vez são compostas por vários lugares. O povoamento é disperso e confina com os concelhos de Chaves, Valpaços, Mirandela e Bragança. Ali residem mais de oito mil habitantes.



PARTILHAR:

Movimento «Pró-Douro»

Dois veículos ligeiros colidiram