Soa a retórica política já gasta, mas está longe de o ser. O «Portugal Diferente» é um projecto da Adefacec, a associação desportiva da Efacec, dos maiores grupos nacionais na área da electromecânica, que se propõe ajudar ao desenvolvimento dos concelhos do Interior. De uma forma simples dando a conhecer as suas potencialidades.

O concelho de Boticas, um dos mais pobres e envelhecidos no contexto nacional, foi o escolhido para testar a iniciativa, em marcha há cerca de um ano. Anteontem, teve lugar a última actividade desportiva na localidade barrosã, uma marcha pedestre (Carreira da Lebre/Beça/Carvalhelhos), que levou a Boticas mais de 100 pessoas, a maioria da área do Porto. No entanto, até ao final do ano, a Adefacec vai ainda levar a cabo outra acção de promoção do concelho. Esta exclusivamente gastronómica. Durante uma semana, a cantina da Efacec, onde almoçam cerca de mil pessoas, vai servir pratos à base de produtos típicos desta localidade.

Mas, ao longo do ano, foram já várias as actividades organizadas pela Associação na localidade. Além de uma prova de cicloturismo, uma marcha ibérica de montanha, que reuniu cerca de 250 pessoas, um passeio nacional de BTT, um passeio cultural e gastronómico e um convívio motard, foi ainda em Boticas que teve lugar o convívio anual dos trabalhadores reformados da Efacec, com uma participação de mais de 300 pessoas. Isto, além da edição de uma revista promocional do concelho.

\"Durante o ano, trouxemos aqui cerca de duas mil pessoas, se metade voltar já é muito bom para a economia da região\", explica o presidente da Adefacec, Paulo Brás, que gostaria de ver outras associações empresariais a \"fazer coisas deste género\". Ou seja, ter \"responsabilidade social\". \"Somos um país pequeno e com tudo concentrado no Litoral. Se não formos nós a olhar pelo país, não vão ser os estrangeiros a fazê-lo\", defende ainda. E que ganha, afinal, a Adefacec com o projecto? \"A satisfação de ajudar a passar um sábado longe da confusão diária das cidades. As pessoas vão daqui com uma alma nova!\", explicava, anteontem, outro dirigente da Associação, Fernando Beça.

Para o ano, a Associação deverá escolher outra localidade para a realização das actividades. No entanto, Paulo Brás garante manter os \"laços\" criados com Boticas, onde, \"vire-se à esquerda ou à direita, tudo é bonito\" e as pessoas são \"extremamente simpáticas\".



PARTILHAR:

Ténis de Mesa para Deficientes

Adoptar uma Oliveira ? Porque não?