Povo na rua e reunião de emergência entre alguns presidentes das juntas de freguesia da parte norte do concelho de Vila Pouca de Aguiar. Esta é a reacção à alteração do funcionamento do posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Pedras Salgadas, na freguesia de Bornes de Aguiar, que, a partir de amanhã, só estará aberto entre as 9 e as 17 horas e que terá um efectivo reduzido a quatro homens.

\"Como é possível que numa localidade que tem uma nova escola, com cerca de 500 alunos (distribuídos pelos 1º e 2º ciclos), possui umas termas que são uma grande referência turística nacional e cujo posto tem uma área de acção que se estende a sete freguesias, este fique limitado a este horário e com apenas quatro homens?\".

A interrogação do presidente da Junta de Freguesia de Bornes de Aguiar, Rui Sousa, deixada ao \"Jornal de Notícias\", espelha o descontentamento do autarca transmontano.

Resposta urgente

Ainda ontem mesmo, seguiu para o Comando Distrital de Vila Real da GNR uma carta com o pedido de resposta urgente, após o edil ter tido um encontro, a seu pedido, com o responsável do posto de Vila Pouca de Aguiar, onde teve conhecimento destas alterações.

\"Está em causa a segurança, a paz e a ordem. A minha maior preocupação é a população, que começa a sentir-se insegura devido aos assaltos que têm acontecido por aqui e ao facto de o número elevado de crianças que circulam na vila, atravessada pela Estrada Nacional 2\", acrescentou Rui Sousa.

Serve oito mil habitantes

Por outro lado, para \"breve, está prevista uma reunião com os presidentes das juntas de freguesia de Bornes, Bragado, Capeludos, Vreia de Bornes, Valoura, Pensalves, Parada de Monteiros e com a população\".

\"Vamos apoiar as acções que a população considere adequadas à defesa intransigente da manutenção em pleno do nosso posto\", assegurou o presidente da Junta de Freguesia de Bornes de Aguiar.

De referir que o posto da Guarda Nacional Republicana de Pedras Salgadas está aberto há mais de oito décadas e abrange uma população constituída por cerca de oito mil habitantes.



PARTILHAR:

Festival de Sabores do Azeite Novo

migrar temporariamente