A antiga linha de comboios do Sabor vai, em breve, poder ser percorrida a pé ou de bicicleta. Setenta quilómetros da linha férrea, desactivada há quase 20 anos, vão ser convertidos numa ecopista.

Apesar de não avançar uma data para a inauguração, o vice-presidente da Refer, Alfredo Vicente Pereira, assegura que o objectivo é arrancar com o projecto no próximo ano. Os moldes em que os trabalhos vão decorrer ainda não estão definidos. Contudo, Alfredo Vicente Pereira explicou, ao JN, que, nas ecopistas já em funcionamento, a Refer encarregou-se apenas da elaboração do projecto, ficando as obras a cargo das autarquias.

A linha do Sabor começou a ser requalificada em 2006, com a transformação do troço entre Torre de Moncorvo e Larinho numa ecopista. No projecto agora apresentado, a zona de bicicletas passa a abranger oito antigas estações e quatro apeadeiros. A construção de ecopistas foi a forma encontrada pela Refer para dar nova vida às linhas de caminhos-de-ferro desactivadas.

Os carris são substituídos por caminhos interditos a veículos motorizados e as antigas estações são transformadas em edifícios de apoio aos utilizadores. As populações locais ficam, então, com um espaço para passear e estar em contacto com a natureza. Por outro lado, esta é também uma forma de potenciar o turismo.

Como explicou o responsável pela organização do turismo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Nuno Fazenda, no workshop regional sobre ecopistas que aconteceu na passada terça-feira, \"o turismo de sol e praia está a perder terreno para o turismo de natureza\". A construção de ecopistas surge, então, como uma forma de acompanhar Espanha, que, com 38 500 quilómetros de vias não motorizadas, é o segundo principal destino turístico mundial.

Na Minho, por exemplo, funciona desde 2004 uma ecopista entre Valência e Monção. Apesar de não adiantar números, o presidente da Câmara Municipal de Monção, José Emílio Moreira, afirma que o troço de 13 quilómetros \"tem sido muito visitado, nomeadamente por espanhóis\".



PARTILHAR:

Viaturas médicas

Conselheiro Pereira e Cunha