O vice-presidente da Câmara de Montalegre disse que é um "importante reconhecimento" o prémio da União Europeia para o projeto desenvolvido no planalto da Mourela que ajudou a reduzir os incêndios em 80%.

"Um reconhecimento a nível europeu é sempre um motivo de alegria e de regozijo e é muito importante, porque se trata de um projeto de valorização do território e da natureza que teve um efeito prático evidente, já que ajudou a reduzir os incêndios florestais em mais de 80% nas áreas de intervenção", afirmou David Teixeira à agência Lusa.

O projeto "A conservação dos urzais e o desenvolvimento sustentável no planalto da Mourela", no Parque Nacional da Peneda Gerês (PNPG), foi galardoado com o Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Prémios Europa Nostra 2016, na categoria de educação, formação e sensibilização.

A iniciativa, implementada entre 2009 e 2011, conjugou as práticas tradicionais de maneio dos matos, como o roço de mato, fogo controlado e condução de giestal com o maneio do gado (vezeiras) de forma a manter as áreas de mato limpas, incentivar a criação de pequenos ruminantes (principalmente caprinos) e, consequentemente, diminuir o risco de incêndios florestais.

No âmbito do projeto, foi transformada uma antiga casa florestal num centro de interpretação, que faz parte do Ecomuseu do Barroso, desenvolvido material sobre a utilização dos matos e a importância cultural para estas populações e criados percursos.

Este centro tem uma vertente turística e outra pedagógica.

A sua área de intervenção abrange sete baldios do concelho de Montalegre, no distrito de Vila Real, nomeadamente Covelães, Outeiro, Paredes do Rio, Pitões das Júnias, Tourém, Travassos e Sezelhe.

David Teixeira salientou que o projeto conseguiu "mobilizar a população para uma nova forma de gerir a paisagem" e frisou que foi feito um melhoramento das pastagens, bem como da forma como se organiza a paisagem deste planalto.
E acrescentou, se mantém essa organização do pastoreio, bem como a limpeza dos terrenos ou o manuseamento do fogo controlado.

David Teixeira disse, ainda, que este é "um projeto modelo" que, acredita, o reconhecimento europeu ajudará a divulgar e a replicar.

A candidatura à União Europeia foi proposta pela Associação de Desenvolvimento das Regiões do Parque Nacional da Peneda-Gerês (ADERE).

De acordo com o júri do prémio, este projeto de desenvolvimento sustentável destacou-se pela "originalidade e criatividade".

"O foco deste fascinante projeto está na paisagem cultural desta região e em como as atividades humanas moldaram o ambiente natural. A equipa do projeto contribui para a criação de condições de sustentabilidade neste território específico do Parque Nacional, bem como para a proteção de uma parte inestimável da herança do património europeu", destacou o júri.

Em Portugal, a União Europeia distinguiu, ainda, a reabilitação da Catedral e Museu Diocesano de Santarém, na categoria de conservação.

A cerimónia de entrega dos prémios, que conta com a participação do comissário Navracsics e de Plácido Domingo, presidente da Europa Nostra, terá lugar na noite de 24 de maio, no histórico Teatro da Zarzuela, em Madrid.
Lusa



PARTILHAR:

25 º Colóquios da Lusofonia, com Dom Ximenes Belo

Bruna Lopes cai a 150 km/h em Espanha