Dando vida ao projeto vencedor da edição do ano passado do Orçamento Participativo do Município de Chaves - proposta apresentada na componente cultural - o primeiro Encontro Luso-Galaico de Escritores superou todas as expetativas. Mais do que um encontro entre escritores portugueses e espanhóis e a população de Chaves, bem como com o seu património histórico e natural, “Ponte Escrita” foi uma iniciativa cultural abrangente, que resultará numa antologia de contos sobre a cidade flaviense, a editar em livro até ao final do ano.

Durante três dias - 15, 16 e 17 de abril - “Ponte Escrita” levou os escritores a visitarem a cidade, bem como os estabelecimentos de ensino e envolveu Chaves em duas noites memoráveis para todos os que no primeiro dia do encontro se reuniram num serão cultural e no dia seguinte puderam visitar, pela primeira vez, o Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso.

Perante uma sala cheia, atenta e emocionada, os escritores falaram da sua escrita, das suas impressões sobre a cidade e das histórias que vão escrever.
Cada escritor falou do local da cidade que lhe foi atribuído como ponto de partida para os contos. O jornalista João Morales orquestrou a noite e permitiu que todos pudessem conhecer um pouco melhor o seu processo de escrita. O arquiteto Luís Geraldes e o professor Luís de Carvalho, dois flavienses, guiaram a visita pela cidade.

O ilustrador Richard Câmara fez um Diário Gráfico de todo o Encontro. Começou em Madrid e aí terminou no dia 18 de abril. Pelo meio desenhou, com a participação dos alunos de artes da Escola Dr. António Granjo, pela Biblioteca Municipal e pelas ruas, olhando a cidade, redescobrindo-a.

Desde a primeira hora, o encontro também foi registado em fotografias pelo grupo "Chaves Intemporal", vencedor da proposta cultural apresentada à edição experimental do OP.

A realização de uma Feira do Livro deu uma vida diferente ao café Sport, por onde os escritores foram passando, resistindo à chuva que não deu tréguas.

No final, os dois organizadores e proponentes deste evento, Altino Rio e Sílvia Alves, referem, com orgulho, que “com a colaboração de todos, Chaves vai ser uma Ponte Escrita em muitas direções”.

A organização agradece de uma forma reconhecida a todos, e foram muitos, os que tornaram este Encontro possível com um bem hajam.

Escritores participantes: Anton Cortizas Amado; Cristina Carvalho; Elena Gallego Abad; Francisco José Viegas; Herculano Pombo; Inma López; João Madureira; José Carlos Barros; Tiago Salazar; José Fanha; Manuel Araújo; Nuno Camarneiro Olinda Beja; Paulo Moreiras; Rita Taborda Duarte; Richard Câmara; Rui Vieira.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Do castelo de Ansiães a Numão atravessando o Douro

Solberg vence Montalegre RX perante 20 mil pessoas