“Áreas Protegidas, Cidadania, Desenvolvimento e Cooperação Transfronteiriça” em debate ontem no Centro de Interpretação do Parque Natural do Lago da Sanabria.

 

Decorreu ontem, 2 de abril, no Mosteiro de San Martín de Castañeda, mais precisamente, no Centro de Interpretación del Parque Natural del Lago de Sanabria, mais uma sessão dos Conselhos do Povo, agora Conselhos Raianos. A iniciativa que começou pelas 16 horas, colocou sobre a mesa a temática “Áreas Protegidas, Cidadania, Desenvolvimento e Cooperação Transfronteiriça”. Em suma, tratou-se de uma sessão para debater os problemas dos territórios raianos.

“Lutamos contra o isolamento e se a comunicação social e os meios de comunicação social que integram o serviço público não divulgarem as nossas atividades, ficaremos ainda mais isolados e esquecidos dos poderes centralizadores sediados na capital”, referiu um dos responsáveis pelo Movimento “Desenvolver, Autonomizar e Rejuvenescer Trás-os-Montes e Alto Douro (DART). Segundo Francisco Alves, esta jornada foi possível, apenas e só, devido “à estreita colaboração entre o Ayuntamiento de Galende e o Movimento Cívico DART”.

Simultaneamente, teve lugar uma mostra do ESPANTALHARTE ou Espanta Pragas do Século XXI. Um concurso raiano de espantalhos que decorreu pela primeira vez o ano passado na aldeia de Varge e que serviu para que as populações se manifestassem sobre os males que afetam o mundo rural contemporâneo.

“Os Espantalhos que ilustraram os Conselhos de Varge sobre as Áreas Protegidas, expressão eloquente do pensar das populações sobre a gestão dos Parques Naturais onde habitam, depois de Vinhais, viajaram mais uma vez, desta feita de Varge até San Martín de Castañeda, tendo assim cruzado a fronteira para se perfilarem numa mostra que ilustrou as palavras proferidas pelos oradores transmontanos, galegos e castelhano-leoneses com o objetivo de suscitarem o debate em torno da problemática raiana”, comentou Francisco Alves.

Na organização do evento, estiveram envolvidos o Movimento Cívico DART, a Plataforma Rede Ibérica Ocidental para uma Nova Ordenação Raiana (RIONOR) e o “Ayuntamiento de Galende de Sanabria”, para além de ter contado com a colaboração das autarquias de Bragança e Vinhais, bem como da União de Freguesias de Aveleda e de Rio de Onor.
 

 



PARTILHAR:

Jornadas Parlamentares do PC em Bragança e Vila Real

Secretário de Estado reúne com Centro Hospitalar de Trás-os-Montes