Confirmação da agenda do senhor Presidente da República a Trás-os-Montes com inicio para dia 4 em Santa Marta de Penaguião e termina dia 6 no Pocinho com um passeio de Barco no Rio Douro.

Logo no dia 4 com esta visita ao recém-criado Centro de Excelência da Vinha e do Vinho, o Presidente da República reforça a importância da investigação e do desenvolvimento no aumento da competitividade da fileira vitivinícola e de toda uma nova geração de empresários que apostou em desenvolver a sua atividade em regiões deprimidas e que tem vindo assumir crescente visibilidade no panorama nacional e internacional.

Visita do Presidente da República assinala lançamento de vinhos de autor da UTAD Sua Excelência o Presidente da República visita o Centro de Excelência da Vinha e do Vinho, no Regia-Douro Park, no próximo dia 4 de julho, pelas 12h30.

O programa integra um encontro com uma nova geração de enólogos diplomados pela UTAD, batizada por José da Silva Peneda como “Escola de Campeões”. Nesta visita será efetuada uma apresentação da Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho, um projeto de ambição internacional que pretende dar novas dinâmicas ao sector.

Trata-se de um projeto multidisciplinar que vai envolver investigadores de diferentes áreas e que vai debruçar-se na investigação na área do solo e clima, da qualidade do vinho, da vinha e no domínio da competitividade. A investigação será desenvolvida de acordo com as necessidades do sector, estando prevista uma comissão de pilotagem exterior à Universidade. A noite desloca-se para Chaves Para inaugurar o Museu Nadir Afonso.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai descerrar a placa do novo Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, em Chaves, e inaugurar a exposição do artista flaviense. Orçado em cerca de 8 milhões de euros, financiados a 85% por fundos comunitários, este espaço, obra do arquiteto Álvaro Siza Vieira, cuja construção começou em 2011, reúne o espólio do artista da terra, retratando-o como pintor, mas também como filósofo.

A Câmara Municipal de Chaves espera que o museu coloque a cidade na rota do Turismo Cultural e seja um contributo importante para a preservação de uma das mais relevantes coleções das artes plásticas portuguesas. O Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso vai abrir as suas portas ao púbico no dia 8 de julho, data em que se assinala o Dia do Município de Chaves.

 

Programa Portugal Próximo Trás-os-Montes

4 a 6 de Julho de 2016 Segunda-feira,

 

4 de Julho

10h30 Visita a Santa Marta de Penaguião a antigas escolas transformadas em habitações sociais

12h30 Visita à Plataforma de Inovação da Vinha e do Vinho da UTAD e almoço com enólogos formados pela UTAD e investigadores residentes

15h00 Inauguração do Espaço Miguel Torga em Sabrosa

17h00 Inauguração do Lar de Grandes Dependentes da Santa Casa da Misericórdia de Boticas

19h00 Visita ao Regimento de Infantaria nº 19 – Chaves

20h30 Inauguração do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso em Chaves Terça-feira,

 

5 de Julho

10h30 Visita aos Bombeiros Voluntários de Bragança

11h30 Visita ao Museu do Abade Baçal – Bragança

12h30 Visita ao Centro de Investigação de Montanha do Instituto Politécnico de Bragança seguida de almoço

15h30 Visita à SousaCamp – Vila Flor

17h00 Visita a Alfandega da Fé

20h00 Jantar na Adega Cooperativa de Freixo de Espada a Cinta Quarta-feira,

 

6 de Julho

11h00 Inauguração do Hotel da Longroiva

12h00 Inauguração do Centro de Alto Rendimento de Remo e Canoagem do Pocinho

13h00 Passeio de barco no Douro com eclusagem na Barragem do Pocinho

14h00 Fim do Programa



PARTILHAR:

Criminosos enfrentam mão pesada da Justiça

Da Lousa com vistas para o Rio Douro