Os deputados do PSD por Vila Real exigem ao Governo o cumprimento das promessas para o distrito no Orçamento do Estado para 2019, como intervenções no centro hospitalar, nos quartéis da GNR ou na linha do Douro.

"O ministro das Finanças diz ter vestido o OE para 2019 de Prada. Mas a sensação que temos é que este orçamento é Prada para as áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto e marca 'roscof' para o resto do país e em particular para o Interior", afirmaram, em comunicado, os deputados eleitos pelo círculo de Vila Real.

Por isso mesmo, os sociais-democratas defendem que o "Governo tem que garantir, de uma vez por todas, que os investimentos prometidos vão mesmo ser realizados em 2019".

"Não aceitaremos nem mais desculpas, nem mais mentiras", salientaram.

A reivindicação dos deputados Luís Leite Ramos, Pedro Pimentel e Manuela Tender acontece no dia em que se inicia, na Assembleia da República, o debate sobre o OE para 2019.

E, entre as reivindicações para o distrito, elencaram a aquisição de um novo acelerador linear para o Centro Oncológico do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), uma promessa do ex-ministro da Saúde, Adalberto Fernandes, feita em Vila Real em maio de 2017 e com um valor de 5,5 milhões de euros.

O PSD lembrou ainda as obras de requalificação do bloco de cirurgia do Hospital de Chaves, a requalificação do Hospital D. Luís, no Peso da Régua, e o "subfinanciamento crónico" do CHTMAD.

No domínio da segurança destacaram a construção do novo quartel da GNR de Alijó, uma promessa da secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, feita em setembro de 2017, e as "há muito reclamadas" obras de requalificação nos quartéis de Murça, Montalegre, Ribeira de Pena, Mesão Frio e Mondim de Basto.

Os deputados reivindicam um "reforço das verbas para a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) para ressarcir esta instituição pelo decréscimo do valor máximo das propinas, bem como pelos acréscimos orçamentais provocados pela regularização dos precários".

O PSD lembrou também as "obras na linha do Douro, no troço de 68 quilómetros entre a Régua e o Pocinho, nomeadamente na estabilização de taludes e reabilitação total da linha entre o Pinhão e o Tua e da ponte e viaduto da Ferradosa", bem como a eletrificação entre o Marco e a Régua, intervenções prometidas pelo ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques.

E, segundo o PSD, "tal qual está, nada no orçamento garante que estas promessas vão ser realmente cumpridas".

"Nenhum destes investimentos está detalhado, escrito preto no branco. E a experiência mostra, em muitos casos, que o bolo global de cada entidade, ou por ser insuficiente, ou por causa das cativações, não tem permitido concretizar muitas das promessas do Governo", frisaram.

Os deputados do PSD querem interpelar, no âmbito do debate na especialidade do OE, os diferentes ministros e secretários de estado e exigir "a demonstração cabal de que todas estas promessas têm a indispensável cobertura orçamental e de que os investimentos serão realizados".



PARTILHAR:

XXII Feira da Castanha Judia de Carrazeda de Montenegro

Conservação de aves Necrófagas e Rede Natura 2000