Deputados do PSD pediram hoje ao Governo "um ponto de situação" sobre o estado de conservação e segurança das estradas do distrito de Vila Real, onde são apontadas "vias em risco" como a EN108, em Mesão Frio.

Os deputados Luís Leite Ramos e Pedro Pimentel, eleitos por Vila Real, querem saber se o Governo e a Infraestruturas de Portugal (IP) dispõem de um "diagnóstico atualizado e exaustivo sobre a segurança e o risco potencial de colapso das vias da rede rodoviária nacional no distrito".

Os deputados questionaram ainda sobre "quais são as estradas nacionais ou regionais que suscitam maior preocupação em termos de segurança" e se a Estrada Municipal 323 (EN323), entre Sabrosa e o Pinhão, e a Estrada Nacional 108 (EN108), entre Mesão Frio e o Peso da Régua, "fazem parte ou não das vias que carecem de uma intervenção urgente em matéria de segurança".

Há mais de duas décadas que são reivindicadas obras na EN108.

O presidente da câmara de Mesão Frio, Alberto Pereira, disse à agência Lusa que já alertou para "abatimentos" naquela estrada, destacando um deles, junto ao Solar da Rede, que na sua opinião "transmite muito insegurança".

Fonte da IP disse que foram verificadas patologias ao quilómetro 105,3 da EN108, na zona de Vila Marim, e que sinalizou "de imediato o local e tem vindo a assegurar o acompanhamento e monitorização da evolução desta situação".

Explicou que foram "realizadas várias intervenções de correção, nomeadamente o refechamento de fissuras, tapagem de covas e limpeza dos órgãos de drenagem das águas pluviais, assegurando níveis de circulação e segurança rodoviária adequadas".

Complementarmente e com o objetivo de promover uma solução definitiva, a IP adiantou que está a desenvolver um projeto de execução para a estabilização da estrada, cuja empreitada será realizada no início do próximo ano.

Alberto Pereira apontou ainda a falta de segurança na ponte de Carrapatelo, já na EN101 que liga depois Mesão Frio a Amarante.

A IP referiu estar a monitorizar esta ponte e referiu que os danos detetados não são estruturais e, como tal, não afetam a segurança, mas adiantou que está a ser desenvolvido um projeto para também ali fazer uma intervenção.

Alberto Pereira referiu que estas vias são muito utilizadas por veículos pesados, tanto autocarros de turistas como também camiões de transporte de vinho do Porto e que, por isso, necessitam de uma intervenção urgente.

Em Sabrosa, a Câmara decidiu proibir, a partir de hoje e até maio, o trânsito a veículos acima de 12 toneladas na EM323, no troço entre Provesende e Pinhão, já no concelho de Alijó.

O presidente da câmara de Sabrosa, Domingos Carvas, disse que o problema daquela estrada está, sobretudo, na sustentabilidade da plataforma" e explicou que estão a decorrer obras de requalificação da estrada, com a primeira fase a incidir na consolidação dos taludes.

A requalificação da EM323 será dividida em fases que contemplam intervenção a nível dos taludes, a colocação de raids de proteção, construção de miradouros e a repavimentação do piso, num investimento total de 1,7 milhões de euros.

Os deputados do PSD lembraram ainda os contratos de conservação anunciados pelo Governo e o investimento anunciado para Vila Real de cerca de 5,7 milhões de euros.

Em consequência, questionaram sobre as quais as vias ou troços que vão ser alvo de intervenção, quando, quais os prazos de execução e os respetivos valores.



PARTILHAR:

EN2 Chaves-Faro eleita um dos 19 locais do mundo a visitar em 2019

Sabrosa proíbe pesados na EM323 entre Provesende e o Pinhão