O PSD questionou hoje o Governo sobre uma suposta intenção de iniciar um processo de reprogramação do Portugal 2020, perguntando se haverá fundos comunitários deslocados para financiar os projetos de expansão dos metropolitanos de Lisboa e do Porto.

"Torna-se imperioso", diz o deputado Luís Leite Ramos em texto endereçado ao Governo e a que a agência Lusa teve acesso, "que se esclareçam algumas questões", nomeadamente as consequências de uma eventual alocação de verbas e no impacto noutros programas operacionais de fundos, "pois a verificar-se a afetação de 400 milhões de euros para o financiamento dos projetos de expansão dos metropolitanos de Lisboa e do Porto muitas outras obras ficarão por realizar, mormente no interior do país".

A questão do deputado do PSD é endereçada ao ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, e surge dias depois de o jornal 'online' Eco noticiar que a reprogramação do Portugal2020 vai pagar a expansão dos metros de Lisboa e do Porto.

"Confirma as notícias vindas a público sobre a utilização dos fundos do Portugal 2020 para o financiamento dos projetos de expansão dos metropolitanos de Lisboa e do Porto? Em caso afirmativo, pretende o Governo aumentar os fundos para Lisboa reduzindo as dotações previstas para as regiões de convergência Norte, Centro e Alentejo?", interroga Luís Leite Ramos.

À agência Lusa, o parlamentar definiu ainda temer "anúncios eleitoralistas" do Governo a poucos meses de autárquicas, definindo como "penalizador para o resto do país, a concretizar-se", que se mude o foco de fundos comunitários para o Porto e Lisboa em prejuízo de um país "com expectativa fundada relativamente a estes montantes" e ao seu uso noutras localidades e regiões.



PARTILHAR:

Montalegre investe 3ME na Estrada Municipal 508

Festival D’ Onor já esta sexta, sábado e domingo