O ‘Quinta do Pôpa Homenagem tinto 2011’ –o vinho que o homenageia e é um tributo ao seu sonho – acaba de arrecadar o título de ‘Melhor do Ano 2016’ na cerimónia daqueles que são conhecidos como os “Óscares do Vinho”, promovida há 20 anos pela Revista de Vinhos.

Esteja onde estiver, uma coisa é certa, o avô Francisco Ferreira (aka Pôpa) está orgulhoso do percurso dos seus netos aos comandos da Quinta do Pôpa.

A distinção deste topo de gama insere-se na categoria ‘Os Melhores de Portugal’, que como o nome indica distingue os melhores vinhos de cada região vitivinícola provados pela Revista de Vinhos ao longo de 2016. Mais do que o prémio alcançado, conta o reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos irmãos Stéphane e Vanessa Ferreira. Um legado que colheita após colheita tem culminado em propostas distintas e diferenciadores; vinhos que em comum expressam da melhor forma o ADN da Quinta do Pôpa e a tradição do Douro.

O ‘Quinta do Pôpa Homenagem’ é um vinho que pretende ser a maior das homenagens e um tributo ao homem, ao sonho que carregou e a todos os que fizeram da Quinta do Pôpa um dos produtores durienses de referência do momento. A colheita de 2011 é apenas a segunda deste néctar de eleição, um vinho tinto que prima pela sua elegância e exuberância, uma proposta de excelência e um verdadeiro DOC Douro sedoso e volumoso ideal para momentos especiais.

Na base deste ‘Homenagem’ estão as tradicionais castas Touriga Nacional, Tinta Roriz e Tinto Cão, um blend perfeito que lhe confere intensidade, volume e estrutura. Guarda consigo os aromas mais primários da sua vinha e a elegância de um grande vinho. A chave do seu sucesso está no equilíbrio desenhado ao detalhe entre taninos, acidez e açúcar, pormenores que fazem deste vinho uma sugestão exuberante e uma verdadeira experiência sensorial.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Quinta do Pôpa Homenagem tinto 2011 . DOC Douro
PVP: € 40,00 • Garrafas: 1.333 • Álc.: 14,5% • Acidez Total: 5,6g/l • pH: 3,58

Sobre a Quinta do Pôpa:
A Quinta do Pôpa é uma “janela sobre o rio Douro”. Propriedade duriense produtora de vinhos localizada na encosta da EN 222, no concelho de Tabuaço, em pleno Alto Douro Vinhateiro.

O nome e história desta Quinta simbolizam a realização de um sonho que tem passado de geração em geração, homenageando Francisco Ferreira, mais conhecido como Pôpa: o seu filho adquiriu parte da propriedade em 2003, mas hoje são os seus netos – Stéphane e Vanessa Ferreira – que estão nos comandos da Quinta do Pôpa, com o objectivo de produzir vinhos de homenagem. Um projecto familiar apadrinhado desde o início pelo enólogo Luís Pato e que actualmente conta com a enologia de Francisco Montenegro e João Menezes.

Com uma área total de 30 hectares, dos quais catorze são de vinha, toda de letra A; e 3,5 ha de olival. São quatro os hectares de vinha velha, com mais de 80 anos e uma mistura de mais de 21 castas.

Na produção conciliam-se as técnicas mais sofisticadas com séculos de rigorosa tradição, como a vinificação através da pisa a pé em lagares de granito a uma temperatura controlada; e na construção de uma marca com personalidade e qualidade, criada através da sua história e do casamento harmonioso entre a terra e o clima que o seu terroir tem para oferecer.

Sempre com a chancela de “Vinhos de Homenagem”, a Quinta do Pôpa categoriza os seus vinhos em quatro patamares, com a marca ‘Contos da Terra’ na base da pirâmide, seguida do ‘Pôpa branco’ e ‘Pôpa tinto’ a integrar a gama Selection.

Sob a umbrella ‘Premiun’ está a trilogia ‘Pôpa VV’ (Vinhas Velhas), ‘Pôpa TR’ (Tinta Roriz) e ‘Pôpa TN’ (Touriga Nacional). No topo estão os ‘Special Editions’: ‘PaPo’ (ou ‘TRePA para o mercado internacional), ‘Pôpa Doce’ (o primeiro vinho tinto doce do Douro) e o ‘Quinta do Pôpa Homenagem – o grande tributo a Francisco Ferreira’.



PARTILHAR:

Feira da Alheira de Mirandela na Alfândega do Porto

Cotelo Neiva homenageado no centenário do seu nascimento