A Junta de Freguesia de Rabal, no concelho de Bragança, já tem brasão próprio. A apresentação decorreu anteontem, num dia preenchido com uma concentração de Citroen 2 CV, actuação de gaiteiros e noite de fados com Paulo Bragança.
Os castanheiros e a ponte sobre o rio Sabor são dos principais motivos do brasão, que agora passa a adornar a imagens da freguesia.
A cerimónia serviu, também, para dar a conhecer as principais obras que estão a decorrer em Rabal, aldeia inserida no Parque Natural de Montesinho.
A estrada de ligação a Baçal, inserida na Rota da Terra Fria, e na adaptação da antiga casa paroquial para uma unidade de turismo rural e centro de ofícios tradicionais são so principais projectos em cursos.
A estrada está a na recta final e deverá abrir ao trânsito no final do mês de Setembro. Trata-se de uma via que encurtará a distância entre Rabal e Baçal em cerca de 20 quilómetros. As duas localidades ficarão separadas por, apenas, 3,5 quilómetros, o que facilitará o acesso da população de ambas as aldeias à propriedades agrícolas situadas em ambos os lados do rio. Além disso, a nova ligação vai criar uma circuito susceptível de atrair mais turistas.
Nisso acredita o presidente da Junta de Freguesia de Rabal, Paulo Hermenegildo, que também confia na recuperação da antiga paroquial para dinamizar o turismo na freguesia. A futura unidade de turismo rural terá capacidade para 10 pessoas e vai albergar uma Centro de Ofícios Artesanais, onde serão manufacturados artigos de tapeçaria, tecelagem e olaria.



PARTILHAR:

Mais de seis horas às escuras

Controlo rigoroso nas fronteiras