Não há razão para preocupação em Alijó relativamente à tuberculose. Isso mesmo deixa entender uma nota divulgada, ontem, pela estrutura local do Partido Social Democrata (PSD). Baseou-se em dados obtidos da Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN), em resposta a um pedido de informações sobre o estado da doença no concelho, na sequência dos casos registados o ano passado na Escola EB 2/3.

De acordo com a ARSN, entre Março e Outubro do ano passado, foram contabilizados sete casos de tuberculose seis jovens adultos e um professor. O primeiro caso detectado nesse período deu origem a um rastreio, em que \"foram sinalizados para tratamento 17 casos com tuberculose latente\".

Em Outubro de 2007 surgiram notícias desses casos que provocaram algum alarme social, nomeadamente entre os pais dos alunos que frequentam aquele estabelecimento de ensino.

Depois de uma sessão de esclarecimento e muitas recomendações de calma por parte dos responsáveis regionais da Saúde, foi realizado novo rastreio que envolveu 1360 pessoas, entre alunos, pessoal docente e não docente. Das entrevistas de enfermagem e radiografias pulmonares efectuadas resultou \"a identificação de 177 casos de tuberculose latente com indicação para tratamento\".

O comunicado do PSD indica ainda, de acordo com os dados da ARSN, referentes a Fevereiro deste ano, os dados disponíveis indicavam que \"quatro pessoas tinham recusado o tratamento, oito tinham-no interrompido por terem surgido efeitos secundários ao tratamento e 124 tinham já completado o tratamento da tuberculose latente\".



PARTILHAR:

Com 15 alunos

Marcado para 2 e 3 de Agosto