O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Campos, atribuiu ao reduzido número de agentes do posto local da GNR a onda de assaltos e actos de vandalismo verificados no concelho na última semana.

Na última semana o concelho de Boticas foi alvo de uma onda de assaltos e de actos de vandalismo que provocaram \"milhares de euros de prejuízo\" e fizeram
aumentar o sentimento de insegurança das populações.

\"Esta situação é motivada pelo número reduzido de agentes da GNR afectos ao posto de Boticas, que conta apenas com metade do efectivo que é necessário\", afirma, em comunicado, o autarca.

O Conselho de Segurança de Boticas lançou em Novembro um alerta para a \"falta de agentes\" no posto da GNR local, que actualmente conta com um efectivo de 15 militares.
Segundo Fernando Campos, o reduzido número de agentes implica que \"à noite, não há patrulhas na rua, verificando-se alturas em que apenas está um agente de serviço no posto, o qual praticamente se limita a atender os telefones\".

O autarca refere que o caso já foi exposto ao Ministro da Administração Interna, não tendo, no entanto, até agora sido tomadas \"as medidas necessárias, que passam pelo reforço do número de agentes da GNR\".

Fernando Campos prevê que a insegurança \"tenderá a aumentar\" devido ao \"número crescente de assaltos e vandalismo\", frisando, a propósito, que já começaram a \"aparecer alguns movimentos populares tendo em vista a vigilância apertada das habitações\".
Os assaltos agora registados, e participados à GNR de Boticas, foram efectuados de uma forma aleatória, tendo ocorrido em edifícios públicos e habitações
particulares.

A Santa Casa da Misericórdia de Boticas foi uma das maiores lesadas, pois,
no espaço de uma semana, registou assaltos nos Centros Comunitários de Lavradas
e de Nogueira, com prejuízos que rondam os 3.400 euros.
A Junta de Freguesia de Ardãos contabilizou 1.200 euros de prejuízos, tendo sido também levados 700 euros do bar da Associação Recreativa e Cultural de Ardãos.

As habitações particulares, na maioria pertença de emigrantes e, por conseguinte, desabitadas nesta altura do ano, foram também alvo de furtos diversos.
Só na aldeia de Bobadela foram assaltadas cinco casas, com o valor dos furtos e estragos causados ainda por apurar.

Fonte da GNR reconheceu que \"quase todos\" os 21 postos da corporação no distrito \"estão desfalcados\" em termos de efectivo, admitindo que, no decorrer do
próximo ano, haverá reposição de elementos.



PARTILHAR:

«Os números pecam por defeito»

Por suspeita de corrupção