O primeiro-ministro anunciou sábado um investimento de 40 milhões de euros para reduzir o flagelo dos fogos florestais em Portugal e disse que beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI) poderão ser mobilizados para a prevenção dos incêndios.

Falando em Boticas, no segundo dia de um périplo pelo distrito de Vila Real, Durão Barroso disse que estas medidas visam concretizar a "tão ansiada e tantas vezes prometida reforma das florestas" em Portugal.

A mobilização de detentores do RSI (ex-Rendimento Mínimo Garantido) para a prevenção de fogos florestais vai ser protocolada entre os ministérios da Segurança Social e da Agricultura.

A cooperação interministerial ("uma grande prioridade", segundo Durão Barroso) no âmbito da política de florestas vai traduzir-se também em protocolos entre os ministérios da Agricultura e da Administração e Interna para aclarar a passagem de informação sobre os fogos nascentes e para reduzir o tempo entre a detecção e o combate das chamas, bem como para acções de engenharia e vigilância de matas.

Outro protocolo será celebrado entre as secretarias de Estado das Florestas e da Juventude para consolidar programas de voluntariado "Jovens da Floresta", revelou o chefe do Governo.



PARTILHAR:

Espaço poderá ser alargado ao 2º ciclo

Penicos são tema de exposição