A Associação Florestal de Trás-os-Montes e a Associação de Caça e Pesca de Penaguião repovoaram ontem o rio Aguilhão com 900 exemplares de truta fário.

 

A Associação Florestal de Trás-os-Montes (AFTM) promoveu conjuntamente com a Associação de Caça e Pesca de Penaguião mais uma ação de repovoamento de truta fário, desta vez no rio Aguilhão em Sta. Marta de Penaguião, onde foram ontem lançadas à água cerca de 900 exemplares desta espécie.

Esta é já a quarta ação que decorre no curto espaço de dois meses, depois de duas no concelho de Penedono e uma no concelho de Bragança, mais precisamente em Montesinho.

De caráter ambiental, esta iniciativa criada pela AFTM em janeiro deste ano visa, entre outras ações, reabilitar com espécies indígenas o potencial piscícola das águas interiores.

No âmbito da campanha “ÁGUAS VIVAS”, do programa consta ainda a plantação de arvoredo ripícola e a recuperação de habitats ribeirinhos no sentido de consolidar a implementação de um modelo de exploração dos recursos naturais responsável e sustentado.

“Os objetivos principais passam por uma eficiente conservação da natureza tentando, em simultâneo, o equilíbrio entre a conservação e a inversão da tendência de desertificação humana nos territórios de baixa densidade demográfica como é o caso do interior norte do País”, constatou o presidente da direção da AFTM. Para António Coelho, isso consegue-se “através da promoção do turismo de Natureza e demais atividades lúdicas permitida pela excelência da respetiva biodiversidade observada nestes territórios”.

Estas ações contam, também, com o contributo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – Norte, que tem a exclusividade na produção e transporte desta espécie piscícola de elevado valor ambiental.
 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Bragança capital do ciclismo internacional

CDS-PP confirma confiança em António Ribeiro