A Proteção Civil desmobilizou domingo à noite o dispositivo em alerta na Régua, depois de afastado o perigo de cheia no rio Douro durante esta madrugada, disse fonte do Centro Distrital de Operações de Socorro de Vila Real.

Os cerca de 90 elementos, entre bombeiros, Polícia Marítima, militares da GNR e exército, que se encontravam de prevenção no Peso da Régua, foram desmobilizados, devido à descida acentuada do caudal do rio Douro nas últimas horas.

A fonte referiu que, por enquanto, está afastado perigo de ocorrer cheia na cidade.

O caudal do Douro subiu cerca de seis metros na manhã de domingo, chegando a galgar a marginal do Douro, no lugar da Barroca, e ficando a cerca de dois metros de inundar a principal avenida da cidade, a João Franco. Na Régua são consideradas grandes cheias quando o rio transborda sobre a João Franco, avenida onde se encontram dezenas de estabelecimentos comerciais e habitações.

No domingo, o Douro transbordou ainda na marginal do Pinhão, concelho de Alijó, chegando a atingir dois bares, mas sem danos, já que os proprietários foram avisados para remover os seus bens. Segundo a fonte, na zona do Pinhão o rio praticamente retomou o seu leito normal.



PARTILHAR:

Um quinto de Andorra é português, mas a crise tem feito muitos regressar

Governo andorrano impõe lingua