Manuel Pires, nascido bragançano, em Alimonde, cedo despertou a veia de artista e o talento brotou primeiro como autodidacta na década de sessenta através do desenho e escultura, e depois do curso de artes, pela pintura, filmes e vídeo onde se expressou durante 50 anos.

São esses 50 anos de actividade nas artes plásticas que estão a partir de hoje, em exposição no Museu ado Abade de Baçal.

Na exposição estão trabalhos representativos das varias formas de expressão, pintura e desenho, filmes a preto e branco da época em que ingressou na RTP e mais recentemente o vídeo e as imagens de síntese a partir de computador.

Manuel Pires não foi um artista em exclusividade, o trabalho na RTP foi sempre o mais absorvente a que dedicou toda a sua vida profissional, contudo nunca deixou de colaborar com vários artistas portugueses onde se destaca João Vieira, e ao mesmo tempo manteve um atelier no Bairro Alto em Lisboa onde se escondia para dar asas á sua alma de artista.

Ao longo desses 50 ano, a sua ligação a terra e ao telúrico, as vivências de infância sempre estão presentes na sua obra, que por diversas vezes teve a oportunidade de mostrar ao público em inúmeras exposições e trabalhos colectivos.

A partir de hoje, com inauguração ás 18 horas no Museu do Abade de Baçal.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Mais de 600 milhões aprovados para projetos do Norte

Mais de 500 expositores confirmados na Feira dos Santos de Chaves