Jogos tradicionais, Mercado da Aldeia, muito folclore e concertos, gaiteiros, oficinas, exibição de um filme, teatro, baile da aldeia, desportos radicais e três exposições irão invadir Rio de Onor já este fim de semana.

 

É já este fim de semana, a 8 e 9 de setembro, que a iniciativa “Há Festa na Aldeia” tomará de assalto Rio de Onor. Serão dois dias de festa intensa em que haverá atividades lúdicas e culturais para todos os gostos. Desde o Mercado da Aldeia, os jogos tradicionais como o Jogo da Raiola, da Relha, do Ferro, dos Paus, do Fito e Tração à Corda, ao Rancho Folclórico de Cidacos, ao Grupo de Gaiteiros de Rio de Onor, aos Roncos do Diabo, à Oficina de Serigrafia e de Danças e Trajes da Terra Fria Transmontana, à exibição de um filme, teatro, ao baile da aldeia, aos desportos radicais e três exposições, tudo isto e muito mais com a possibilidade de acampar no seio de uma comunidade eleita uma das 7 Aldeias Maravilha de Portugal.

O ciclo de eventos “Há Festa na Aldeia” (HFA), que começou no mês de junho com os festivais em Vilarinho de São Roque, Albergaria-a-Velha e Paradela, Miranda do Douro, continuou no mês de julho com a festa em Porto Carvoeiro, Santa Maria da Feira e Burgo, em Felgueiras. Em agosto, foi a vez de Talhas, Macedo de Cavaleiros, seguindo-se, em setembro, dias 1 e 2, Ul, em Oliveira de Azeméis e, finalmente, agora, será a vez de Rio de Onor receber o culminar em jeito de celebração de um trabalho que realizado ao longo do ano nos territórios em que o projeto foi implementado.

“O que fazemos são uma série de oficinas com a comunidade ao longo do ano, que culminam na festa que vai decorrer este fim de semana e cuja programação é bastante extensa e variada”, começa por explicar uma das encarregadas pela Comunicação do evento. “Em Rio de Onor, aconteceram oficinas de espantalhos com cerca de 150 crianças, danças e trajes transmontanos com a comunidade que irá ser apresentada na festa”, adianta Ana Margarida Almeida, frisando, também, a "parada da galinha": “cada uma das aldeias decorou uma galinha à escala real que culminará numa exposição conjunta a decorrer em todos os municípios onde o HFA é implementado”. A responsável relembra, ainda, a oficina de bandeirolas dinamizada pelo Grupo Folclórico Padeirinhas de Ul, até porque “um dos objetivos do projeto é, precisamente, o trabalho inter-aldeias”.

 

O “Há Festa na Aldeia” é uma iniciativa da ATA | Aldeias de Portugal que visa a promoção do território rural

 

Pretende-se com este género de iniciativas, “a valorização do património, material e imaterial, e dos recursos endógenos”, permitindo “olhar o passado como uma aposta clara no futuro, cultivando o sentimento de pertença a um lugar onde, afinal, pertencemos todos”, pode ler-se no press release enviado para a redação do Diário de Trás-os-Montes. 

Daí serem organizadas várias atividades e formações nas aldeias, que culminam num festival de Verão, “âncora mestra na dinamização de um turismo qualificado, identitário e sustentável”. Procura-se, assim, envolver toda a comunidade, bem como entidades locais, capacitando-os, para que sejam os habitantes os principais agentes da dinamização dos lugares.

Até porque são “as nossas tradições, os costumes de cada região, os sabores típicos nas nossas mesas, os sotaques de norte a sul e as histórias de quem já cá andou há muito tempo são o que determina o nosso caminho”, afirma-se no mesmo documento.

De sublinhar, ainda, que esta iniciativa conta com o apoio do Portugal Inovação Social, dos municípios, das Juntas de Freguesia e das Associações Locais com o objetivo de se mostrar o trabalho realizado ao longo do ano com a comunidade no caminho da promoção do território e animação da economia local.

 

PROGRAMA RIO DE ONOR | 8 & 9 de setembro



PARTILHAR:

GNR de Vila Real regista aumento de 7% na criminalidade

UTAD aberta 24 horas para promover sustentabilidade em Vila Real