O apoio da Câmara Municipal de Sabrosa ao projeto da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, FLUP, na Exposição Virtual “Sabrosa: Território e Património” já inserida na Plataforma Google Arts & Culture abriram novos caminhos ao estabelecimento de parcerias entre as duas instituições.

Este propósito comum foi manifestado durante a cerimónia oficial da inauguração mundial daquela importante Exposição Virtual que decorreu na tarde da última sexta-feira no Espaço Miguel Torga com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Dr. José Marques, do Magnifico Reitor da Universidade do Porto, Sebastião Feyo de Azevedo e a Diretora da FLUP, Dr.ª Fernanda Ribeiro, além dos alunos e docentes envolvidos no projeto digital e convidados.

Perante mais de uma centena de pessoas, o Dr. José Marques depois de agradecer a preferência da FLUP pelo concelho de Sabrosa, qualificou esta ação, como um importante meio de valorização e promoção do património natural, humano e cultural do território de Sabrosa à escala mundial e frisou a importância desta parceria que pode ser evolutiva.

“Esta exposição “on-line “do concelho numa plataforma mundial tem um residual imensurável que a todos nos orgulha. Isto motiva especial agradecimento à Universidade do Porto, mormente aos seus tutelares, docentes e alunos do Mestrado em História da Arte Portuguesa da FLUP e pode desencadear para o futuro novas parcerias com esta Universidade”.

Uma vontade também expressa pelo Magnifico Reitor e Diretora da FLUP que depois de agradecerem o apoio do Município de Sabrosa, vincaram o interesse na concretização conjunta de futuros projetos de conhecimento e investigação nas áreas do património, língua, história, ambiente e planeamento.

Depois da apresentação da Exposição, aconteceu o “clic” simbólico inaugural que a partir de agora possibilita aos internautas de todo o Mundo “viajar” em Sabrosa e na região duriense através de uma avançada plataforma, como é o Google Arts & Culture,
A exposição virtual apresenta dois níveis de discurso. O da coleção, com imagens e textos para utilizações individuais; e o percurso, que tem por base a montagem de imagens e possibilita diálogos visuais e dinâmicos com zooms ou street views. Tudo isto está disponibilizado na plataforma - www.google.com/culturalinstitute/beta/project/wonders-of-portugal.



PARTILHAR:

Sete pessoas libertadas de trabalho escravo

Doentes oncológicos de Bragança vão ser referenciados para Vila Real