Esta mudança de Presidente teve como causa próxima a saída de José Marques para presidente da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães.
Domingos Carvas é o novo líder do executivo municipal cuja tomada de posse decorreu na Biblioteca Municipal.

Com uma vasta experiência como autarca, primeiro como Presidente de Junta, cargo que ocupou durante 8 anos, e nas funções de vice-presidente do município de Sabrosa, durante 11 anos, o novo responsável da Câmara Municipal de Sabrosa aponta como diretrizes principais elevar a empregabilidade no concelho, apostar nos recursos naturais do território, criar atratividade com incentivos para a instalação de empresas na zona industrial de Sabrosa, estimular e ajudar o associativismo e produzir eventos para a promoção dos produtos endógenos, nomeadamente no agroturismo e feiras temáticas.

“Colocar Sabrosa, as suas pessoas e o território em primeiro lugar, será sempre a minha matriz neste tempo como Presidente da Câmara Municipal e temos vários desafios pela frente. Há um novo paradigma neste executivo.

Depois de todo o processo de afirmação de Sabrosa no contexto de Fernão de Magalhães, encetado pelo anterior presidente, agora a nossa “viagem de circum-navegação“ passa pelo nosso território, pelas pessoas, pela sua qualidade de vida e progresso equitativo”.

O novo executivo municipal aponta baterias para a zona industrial de Sabrosa, considerado um foco empreendedor e de empregabilidade crucial para o desenvolvimento do concelho, a construção de um pavilhão multiusos, proximidade profícua com as associações do concelho e parcerias regionais nas áreas tecnológicas, ciência e cultura.

A nova equipa executiva da Câmara Municipal de Sabrosa é constituída: Presidente da Câmara Municipal - Domingos Manuel Alves Carvas; Vice-Presidente - Mário Vilela Gonçalves; Vereadora a tempo inteiro - Maria Helena Marques Pinto da Lapa; Vereador - António Augusto Marques Ferreira de Araújo; Vereador - José Diogo Antunes Rei.

Esta mudança de Presidente teve como causa próxima a saída de José Marques para presidente da Estrutura de Missão para as Comemorações do V Centenário da Circum-Navegação comandada pelo navegador português Fernão de Magalhães.

COMUNICADO DO ANTERIOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SABROSA
Meus caros munícipes e concidadãos,
Após mais de 11 anos na liderança deste magnífico Concelho, coordenando uma equipa cujo trabalho muito me orgulha, eis que é com sincera gratidão que lhes quero transmitir, através desta carta, que me irei demitir do cargo de Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, para abraçar outro desafio em que continuarei indubitavelmente a ajudar e a promover o Município.

Foi para mim uma honra, um privilégio e um gosto muito sincero, servir esta comunidade que, com imenso orgulho, é também a minha. Creio que tenho, com praticamente todos os habitantes deste Concelho, uma relação de proximidade que sempre procurei cultivar e que é extraordinariamente gratificante. Tenho-os no coração.

Tendo sido convidado, pelo Governo de Portugal, para presidir a uma Estrutura de Missão interministerial com vista às Comemorações do V Centenário da Primeira Volta ao Mundo, creio que este projeto de âmbito nacional, bem como o facto de ser chamado a servi-lo, são muito honrosos para o Município de Sabrosa.

Sei que não duvidam que é com muita emoção que eu deixarei a Câmara Municipal de Sabrosa. De facto, porque em mim votaram em maioria, pude viver esta experiência apaixonante, estimulante no plano intelectual e infinitamente rica no plano pessoal. Nunca antes eu havia sentido de maneira tão forte a convicção de ser útil, de poder influenciar as decisões em favor do interesse público e das necessidades do nosso Concelho e, sempre, muito próximo das pessoas que aqui vivem, trabalham, aprendem e amam.

Trabalhámos muito e com todas as nossas forças: apostámos na educação e nas gerações futuras designadamente com a construção do novo Centro Escolar; nas vias de comunicação conseguindo um anseio de há séculos que foi a Variante de S. Martinho de Anta à autoestrada A24; a conclusão do nó de Lamares; a requalificação das estradas municipais; o abastecimento de água, em alta, à zona sul do Concelho; a requalificação do centro histórico de Sabrosa; a construção do Parque BBKing e das piscinas cobertas Rosa Mota; a requalificação dos espaços desportivos; a ação social sempre articulando intervenções com as várias instituições e associações, apoiadas pela Câmara Municipal; a construção do Espaço Miguel Torga; a casa Museu Aires Torres; o polo arqueológico de Garganta; a sede do Centro de Estudos de Investigação e Segurança de Trás-os-Montes e Alto Douro; as requalificações urbanas das aldeias; a dinamização da aldeia vinhateira de Provesende; entre muitas outras obras e projetos por todo o Concelho.

Neste contexto, com todos estes investimentos e apesar das muitas condicionantes provocadas pela crise, foi ainda possível manter equilibradas as contas do Município, sem pôr em causa os orçamentos familiares das pessoas que aqui vivem. O orçamento para este ano encontra-se já aprovado e em execução.
Sublinho o papel, sempre construtivo e cooperante, da Assembleia Municipal ao longo de todos os meus mandatos, bem como os sucessivos vereadores com quem tive o grato prazer de trabalhar.

Houve também uma preocupação de constante articulação e colaboração com todos os Presidentes de Junta, cujo empenho e dedicação quero aqui registar e agradecer.
Cabe aqui um agradecimento especial aos funcionários da Autarquia, cujo auxílio e dedicação foram da maior importância.
Tenho a consciência de que deixo a Câmara Municipal de Sabrosa em boas mãos, estando assegurados os projetos e as ações principais que constavam do nosso programa de ação.

Foi também atendendo à confiança que deposito na minha equipa e, no caso concreto, na liderança que virá a ser assumida pelo atual Vice-Presidente, que entendi dever aceitar este convite do Governo. Assim, irei renunciar ao meu mandato de Presidente de Câmara a partir da data de publicação, em Diário da República, da referida nomeação.

Resta-me agradecer a todos os munícipes, mais uma vez, a enorme confiança que em mim depositaram durante todos estes anos, sendo que esta carta se reveste para mim de um significado muito especial que sei que todos compreenderão. Podem crer que esta experiência, que por três vezes me proporcionaram, ficará para sempre gravada na minha memória e no meu coração.
Um abraço muito forte do Vosso,
José Manuel de Carvalho Marques



PARTILHAR:

Valorizar o rio Tâmega como eixo vertebrado do território

Vila Pouca de Aguiar quer aplicar sete milhões de euros em balneário termal