No âmbito de uma ação de promoção da cultura, da língua e do património português levada a cabo pela Fundação Rei Afonso Henriques, FRAH, através da realização do XIV Festival de Fado de 4 a 6 de Agosto, em Zamora( Espanha), Sabrosa marcou presença relevante com os seus vinhos, sabores tradicionais, cultura e o seu património.

Na área exposicional da Associação de Empresários Turísticos de Trás-os-Montes e Alto Douro, AETUR, e em pleno território Douro/Duero, Sabrosa vincou bem um novo conceito de valorização e divulgação das suas potencialidades que foram reconhecidas e muito apreciadas pelos presentes. Estes tiveram a oportunidade de degustar as famosas bolas de carne de Provezende, os vinhos da Adega Cooperativa de Sabrosa e o aprofundar dos conhecimentos sobre a obra de Miguel Torga e a epopeia ibérica universal náutica de Fernão Magalhães.

Esta jornada potenciou um retorno turístico de elevada expetativa traduzida num inusitado interesse no conhecimento do concelho e da região duriense, com destaque para a oferta de Sabrosa, abrindo-se várias janelas de oportunidade económicas nas áreas do turismo, dos vinhos e da cultura.

O Município de Sabrosa esteve representado em Zamora, pelo senhor Presidente da Câmara, Dr. José Marques que realçou a importância desta iniciativa da FRAH e da AETUR como instrumento de coesão do território Douro /Duero no âmbito cultural, patrimonial e turístico e as suas mais-valias socioeconómicas advindas.

Registou também “ com muito agrado o grande interesse e elogios dos visitantes aos vinhos da Cooperativa de Sabrosa e das especialidades gastronómicas do concelho”. “Nada acontece ao acaso, há aqui uma estratégia comum e consonante de várias instituições e privados neste território ibérico no aproveitar das várias valências e criar mais fluxos para as regiões e é assim que se combatem as assimetrias da interiorização”.

Durante o XIV do Festival do Fado, inaugurou-se ainda uma exposição fotográfica sobre o Douro, que ficará em permanência em Castilla e Léon, circulando pelas diversas vilas e cidades. Esta ação teve a participação da FRAH, AETUR, Município de Sabrosa, Escola de Hotelaria do Douro, Adega Cooperativa de Sabrosa, produtores locais, Fundación Caja Rural e dos fotógrafos durienses: Fernando Peneiras e Nuno Silva.



PARTILHAR:

Estádio Municipal pronto para receber jogos da primeira liga

Mogadouro entrega gratuitamente manuais escolares