A freguesia de Salselas, em Macedo de Cavaleiros, é uma das que também vai a eleições no domingo. Em Outubro, a coligação PSD-CDS/PP ganhou por 15 votos e elegeu três mandatos, tal como o PS, ficando o BE com apenas um.

A freguesia, composta por três aldeias (Salselas, Valdrês e Limãos), tem 561 eleitores e, segundo o candidato do PSD-CDS/PP, é habitual a Junta integrar um elemento de cada aldeia: \"Sempre foi assim, é uma tradição que tem mais de 20 anos e queremos que assim continue\", explicou Marco Ferreira. O social-democrata acusa o PS de \"tudo ter feito para inviabilizar a Junta e impedir o PSD de governar, mas só queremos trabalha em prol da freguesia\", acrescentou. A coligação eleita acabou por se demitir em bloco, para provocar novas eleições.

O socialista Luís Escaleira esgrime razões para a impossibilidade de consenso para viabilizar a constituição da Junta: \"Estávamos dispostos a viabilizá-la, mas tinha de integrar um elemento do nosso partido, porque também elegemos três elementos tal como o PSD-CDS/PP\", frisou.

No domingo, repetem-se as eleições, mas os candidatos esperam que não se repita o cenário. O acto eleitoral é disputado pelas listas mais jovens de sempre, todos têm idade inferior a 40 anos. Durante 16 anos, a Junta de Salselas foi liderada pelo PS: \"Mesmo quando ganharam sem maioria, conseguiram integrar elementos de outros partidos\", afirmou o bloquista Joaquim Gonçalves, que lamenta que a Junta se tenha demitido \"porque prejudicou a população, o plano de orçamento do município para 2010 foi elaborado e a freguesia não foi contemplada\", acrescentou.



PARTILHAR:

História no Ténis de Mesa

Quatro anos depois da reabilitação