O Conselho de Ministros aprovou hoje uma resolução com vista à viabilização da Côa Parque - Fundação para a Salvaguarda e Valorização do Vale do Côa, sediada em Vila Nova de Foz Côa, no distrito Guarda.

De acordo com um comunicado oficial, com a resolução aprovada, são autorizadas transferências para o equilíbrio de contas da Fundação, de forma a assegurar o respetivo saneamento financeiro.

Segundo o documento, prevê-se ainda o reforço da ação do Governo, através da área da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, na preservação, valorização e divulgação do património arqueológico, paisagístico, científico e cultural do Parque do Côa.

"Nesta matéria haverá, igualmente, o envolvimento das instituições científicas e de ensino superior, tendo em vista a mobilização de esforços para o desenvolvimento da cooperação científica e tecnológica centrada na valorização patrimonial, científica e turística do Vale do Côa", indica o comunicado.

Contactado pela agência Lusa, o gabinete do ministro da Cultura indicou que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior passa a fazer parte da lista dos membros da Fundação Côa Parque, entidade que faz a gestão e estudo do Parque Arqueológico e Museu do Côa.

O envolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior prende-se com o facto de se querer dar um caráter mais científico ao Museu do Côa e ao Porque Arqueológico, "promovendo assim um estudo mais aprofundado da Arte do Côa", disse à Lusa fonte do gabinete de Luís Castro Mendes.

Para o estudo da arte rupestre do Vale do Côa, que remonta a 20 mil antes de Cristo, no período do Paleolítico Superior, vão estar envolvidas instituições de ensino superior como a Universidade do Minho (UM) e Universidade de Trás-os-Montes (UTAD).

Atualmente, o capital da Fundação está distribuído por entidades como a Direção-Geral do Património Cultural, a Agência Portuguesa do Ambiente e do Turismo Porto e Norte, Câmara de Vila Nova de Foz Coa e Associação dos Municípios do Vale do Côa.

A mesma a fonte indicou que os membros da "Côa Parque" passam a estar autorizados a transferir para os cofres da fundação as verbas suficientes para saldar as dívidas, que acendem aos 640 mil euros.

A Fundação Côa Parque foi criada em 2011 para gerir o Museu do Côa e o Parque Arqueológico do Vale do Côa, protegendo, conservando, investigando e divulgando a arte rupestre, classificada Património Mundial da UNESCO em 1998.
Lusa, Foto: António Batista



PARTILHAR:

Greve em Escola de Mondim de Basto contra falta de trabalhadores

Julgamento do funcionário da Câmara Municipal, por corrupção