O povo de Parada, Alfândega da Fé, garante não ter conhecimento da intenção da EDP de mudar para outro local o santuário de Santo Antão da Barca. A preocupação surgiu após o anúncio público da construção da Barragem do Baixo Sabor.

O santuário está implantado num local que dista pouco mais de 500 metros da margem direita do rio Sabor. No entanto a população está satisfeita com a construção do empreendimento hidroeléctrico, já que o mesmo \"vai trazer desenvolvimento.\" O santuário é datado do século XVIII sendo um dos locais religiosos mais emblemáticos no vale do rio Sabor.

A devoção ao Divino Senhor da Barca abrange um número significativo de crentes de Alfândega da Fé, Mogadouro e Torre de Moncorvo, que o consideram \" santo milagreiro.\" \" Que eu saiba ainda não há informação oficial em relação ao futuro do santuário. Não foi dito para onde vai ser mudado, nem a forma com será conduzido todo o processo.

O que a população pretende é que a capela fique com a traça original,\" disse ao JN, José Ribeiro, de Parada. Apesar de alguma preocupação quanto à anunciada mudança de local do santuário, as opiniões dividem-se. Fala-se de alguns cenários possíveis; no entanto, o lugar do Rebentão, muito próximo do local onde se encontra o templo, é o que vai gerando maior consenso.

\"Nós queremos que o Santo fique o mais perto possível das águas do rio, acho bem que a decisão seja tomada o mais rapidamente possível, já que poderá haver atrasos nas obras de trasladação do imóvel, o que pode tornar-se complicado dada a devoção das pessoas ao Santo Antão,\" observa António Madureira.

Há pessoas que defendem que todos os imóveis que fazem parte do santuário deveriam ser mudados para um local o mais próximo possível da aldeia, já que o santuário é composto por uma série de edifícios que poderiam proporcionar melhores condições de vida às pessoas da aldeia, como é caso dos alojamentos dos peregrinos que poderiam ser transformados em locais de acolhimento para os mais idosos.

\" Na minha opinião, já que o santuário vai ser mudado, deveria ser para um local próximo da aldeia com um dupla finalidade evitar os assaltos de arte sacra e criar condições de vida para a população, já que vai ser tudo feito de novo,\" defende Luís Lourenço.

Ao que o JN apurou, está agendada uma reunião para o próximo dia 26 em Alfândega da Fé, com a finalidade de discutir o assunto e que vai juntar à mesa, representantes da população, EDP, Junta de Freguesia de Parada e município de Alfândega da Fé.



PARTILHAR:

Espera milhares de pessoas

Na região de S. Martinho de Anta