Uma violenta tromba de água fustigou, ao final da tarde de anteontem, a localidade de São Martinho do Peso, em Mogadouro, destruiu ruas e inundou diversas casas, destruindo o que os proprietários guardavam no interior, nomeadamente alimentos e ferramentas agrícolas. Também muitos terrenos plantados foram totalmente dizimados. Apesar de tudo, não se registam desalojados.

A força da água da chuva (que foi acompanhada de trovoada), arrancou as pedras da calçada da rua do Carril, ficando a artéria completamente destruída e sem acessos, à semelhança de outras ruas e vielas. As habitações da parte baixa da aldeia foram inundadas, destruindo os bens que ali se encontravam armazenados para responder às necessidades próximo Inverno, como bidões de azeite, pipos de vinho, fumeiros ou cereais.

Houve ainda outros prejuízos em motores de rega, ferramentas agrícolas e sementes, sendo que os terrenos cultivados da encosta virada a noroeste da povoação foram destruídos.

A localidade e áreas envolventes ficarem sem electricidade nem comunicações, o que aumentou a ansiedade entre a população. Até porque só na próxima semana deverá estar resolvida a situação dos telefones.

No meio da aflição, surgiram muitas vozes de indignação ninguém poupou críticas à forma como as águas pluviais são conduzidas para uma ribeira que atravessa a zona central da localidade. Como o largo principal da aldeia está construído em cima de um curso de água \"não há escoamento possível, quando há uma situação como esta\", denunciaram os moradores.

Vítor Coelho, presidente da Junta de Freguesia, disse que está a ser elaborado um plano para minimizar situações como esta, para avançar a curto prazo.



PARTILHAR:

Parque Empresarial sem acesso

Temporal assustou população