A Spidouro surgiu no ano de 1997 com o objectivo de desenvolver a região do Douro. O lançamento desta empresa partiu da iniciativa do Governo e, para tal, os accionistas da empresa e o Estado assinaram, em Setembro de 1997, um protocolo que visava a promoção de uma série de projectos na região, por parte do Governo, na ordem dos dois milhões de euros. "Mas houve um incumprimento por parte do Governo", explicou Manuel Saraiva, um dos accionistas da Spidouro. "Infelizmente", lamentou, "e apesar das provas dadas, o Governo entendeu que não deveria dar continuidade ao referido protocolo, onde se comprometeu a contratar 400 mil contos de serviços entre 1997 e 2002, acordo esse que decidiu suspender em 1998, só contratando 50 mil. E a empresa teve que encontrar solução alternativa para mais 85 mil contos". Sendo assim, de acordo com o contrato, falta cumprir 1,3 milhões de euros (265 mil contos), uma verba "essencial" para a viabilidade da empresa.

Foi com base neste cenário "muito pouco cor-de-rosa", como comentou Manuel Saraiva, que a direcção da Spidouro resolveu reunir-se com os seus accionistas, de forma a encontrar uma solução para acabar com as dificuldades financeiras da empresa. Nesta reunião, realizada no passado dia 25, seria decidido o que a empresa deveria fazer, sendo as possibilidades aumentar o capital social, reduzi-lo, ou simplesmente dissolver a sociedade. No entanto, enquanto decorria a reunião, chegou "uma luz ao fundo do túnel". O Estado, através da Comissão de Coordenação da Região Norte, agendou uma reunião para hoje. Desta reunião, os accionistas da empresa esperam obter uma proposta concreta para retomar o acordo estabelecido no protocolo assinado em 1997 para o lançamento da Spidouro e, assim, "evitar que o Conselho Geral tenha de colocar à próxima Assembleia Geral outras hipóteses mais drásticas que não a da obrigatória redução do capital social".

Os Comboios Históricos do Douro, a candidatura do Alto Douro Vinhateiro a Património Mundial, a Pousada Solar da Rede, a Bienal da Prata, o Plano e Rede de Cais Turísticos Fluviais no Rio Douro, o Estudo de Marketing dos vinhos do Douro e o PITER do Alto Tâmega, são alguns dos projectos levados a cabo pela Spidouro nos seus quatro anos de existência.



PARTILHAR:

Com 40 mil visitantes

CTM a um passo da final