A Escola Secundária de Macedo de Cavaleiros está em obras desde há alguns meses. Tal como a maior parte dos edifícios públicos (e não só) construídos na década de 80 em Macedo de Cavaleiros, a Escola Secundária, com cerca de 18 anos, apresenta fissuras em várias paredes, algumas das quais com centímetros.
Embora estas fissuras não influenciem a estrutura do edifício, que se apresenta sólida, causam desconforto, uma vez que até o pavimento apresenta, em alguns sítios desnível acentuado. Este estado e uma nova organização em alguns espaços, motivaram obras na ala sul da escola. Estas obras, que estão em fase de conclusão, renovaram por completo uma área de cerca de 450 metros quadrados, onde para além de melhores laboratórios vai ser instalada uma biblioteca num espaço amplo onde outrora funcionaram duas salas, e que possivelmente estará em funcionamento ainda este ano. Com esta remodelação a escola fica com menos duas salas de aula, o que, segundo Adérito Carabineiro, presidente do Concelho Executivo, não influencia o funcionamento da escola até porque o número de alunos tem diminuído. Fenómeno que se verifica também devido há existência de ensino até ao 9º ano de escolaridade na Escola Preparatória.

Aulas improvisadas

Devido à realização das obras, alguns alunos tiveram que ter aulas, durante alguns períodos, em espaços improvisados, situação que já está reposta. O que ainda não está reposto é uma linha de aquecimento que afecta aquela área bem como outros espaços, que se verificou conter uma fuga de água. Neste momento estão dois técnicos a tentar localizar e reparar a avaria, o que leva Adérito Carabineiro a admitir a hipótese de normalização em alguns dias. Como forma de colmatar a deficiência de aquecimento, os radiadores que se encontram a trabalhar, estão ligados 24 horas por dia, pois que até então eram desligados por volta das 22 horas e ligados de manhã.
Para além desta avaria, a substituição do aquecimento e alargamento da rede de distribuição estava já prevista.
Há outras áreas da escola que requerem obras, nomeadamente a dos serviços administrativos e de direcção escolar, contudo o presidente do executivo não adiantou datas para a sua realização.
A Escola Secundária não é exemplo único em Macedo de Cavaleiros, também a biblioteca municipal, edifício ainda mais recente, está em obras e apresentava sinais evidentes de degradação; o Tribunal também um edifício mais recente, esteve com reparações no Inverno passado e tua aparenta que acontecem obras significativas a curto prazo, assim como alguns edifícios privados, são exemplos da qualidade de construção recente.



PARTILHAR:

Rios isolam aldeias

Pai Natal Jales Rock