O 6.º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra - Prémio CA Ovibeja, elegeu 10 azeites portugueses como os melhores do mundo. Seis são da região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os prémios serão entregues no dia 23 de Abril, às 12h00, na Ovibeja, numa cerimónia patrocinada pelo Crédito Agrícola.

A Cooperativa de Olivicultores de Valpaços, CRL., Cliente do Crédito Agrícola do Alto Douro, arrecadou a medalha de prata na categoria “Frutado Maduro”, a medalha de bronze na categoria “Frutado Verde Ligeiro” e uma menção honrosa na categoria “Frutado Verde Intenso”.

A Quinta do Crasto, S.A. recebeu o primeiro prémio na categoria “Frutado Verde Ligeiro”. Ainda na mesma categoria, a Trás-os-Montes Prime, Lda., Cliente do Crédito Agrícola do Alto Douro, foi distinguida com uma menção honrosa. A Erta, Sociedade Agrícola, Lda., foi distinguida na categoria “Frutado Maduro” com uma menção honrosa.

No concurso, que é já considerado o melhor do mundo, o júri, composto por 42 elementos de 13 nacionalidades, escrutinou 140 amostras de oito países (62 das quais portuguesas). Espanha arrecadou 11 prémios, Itália dois e Grécia um. As amostras de Israel, Eslovénia, Chile e Alemanha não obtiveram distinções.

Todos os azeites premiados vão estar disponíveis na Ovibeja, de 21 a 25 de Abril, na Arena do Azeite, localizada no Pavilhão Terra Fértil, para provas comentadas por especialistas que permitirão aos visitantes conhecer aromas, sabores e características dos azeites de diferentes zonas do globo.

O Crédito Agrícola está, uma vez mais, ao lado dos produtores nacionais, apoiando e valorizando a produção de qualidade num sector que tem vindo a crescer sistematicamente nos últimos anos. De salientar que a maioria dos produtores nacionais que submeteram amostras a concurso são clientes do Crédito Agrícola, o que denota a proximidade do único Banco cooperativo nacional a este sector de actividade.



PARTILHAR:

Feiras de Artesanato e Cantarinhas atraem 500 expositores

«Teatro em Espaço Rural, Teatro para Todos»