O seminário diocesano de Vila Real poderá vir a acolher uma unidade hoteleira, mas mantendo uma parte do edifício histórico reservada aos alunos seminaristas, segundo disse hoje o reitor.

O reitor do seminário, António Abel Canavarro, afirmou à agência Lusa que as negociações com um grupo hoteleiro "estão bem encaminhadas" e que acredita que "chegarão a bom porto".

O responsável garantiu que uma parte do imóvel, localizado no centro da cidade, ficará sempre reservada para os serviços do seminário e com capacidade para acolher cerca de 20 alunos.

Atualmente, no chamado seminário menor de Vila Real, e que equivale ao ensino secundário, há sete alunos. Depois, no seminário maior no Porto, estão 10 alunos também da diocese de Vila Real, que frequentam a Universidade Católica.

"É um desafio que exige também alguma coragem em decisões, mas também penso que pode ser uma mais-valia para o edifício e para a cidade", salientou.

António Abel Canavarro garantiu que o imóvel vai manter "toda a sua traça original" e vai "ser valorizado". "Penso que é muito melhor estar recuperado do que ficar degradado", frisou.

O reitor explicou que, em cima da mesa, está um contrato de cedência do edifício por 25 anos a um grupo hoteleiro.

A palavra final do negócio, que poderá estar concluído nas próximas semanas, caberá sempre ao bispo de Vila Real.

"Nunca perderemos a raiz do seminário. Nestes 25 anos não vamos voltar a ter o mesmo número de alunos que já tivemos", referiu António Abel Canavarro.

O seminário chegou a ter mais de 300 alunos na década de 60 do século passado. Depois, em 1968, os alunos passaram a ir também para o Porto, para o seminário maior. Na década de 90, ainda andavam em Vila Real à volta de uma centena de seminaristas.

Os alunos diminuíram muito nas últimas décadas mas, segundo o reitor, o seminário maior "mantém um número razoável de frequências". "Temos 10, o que é muito bom no contexto das dioceses, sobretudo do interior", sublinhou.

Este ano, também a empresa Águas do Norte instalou a sua sede numa parte do edifício do seminário de Vila Real. As obras de adaptação representaram um investimento de 600 mil euros.

Na altura, o reitor do seminário, António Abel Canavarro, disse que a diocese soube "ler os sinais dos tempos", devido à existência de poucos alunos e porque o espaço estava subaproveitado.



PARTILHAR:

A grande festa da castanha de Vinhais começa já esta sexta-feira

Moncorvo viu aprovados 8ME em candidaturas a fundos comunitários