O ministro da Saúde inaugura sábado, em Freixo de Espada à Cinta, a primeira unidade de cuidados continuados do distrito de Bragança, que começará a receber utentes a 01 de Setembro.
Segundo disse hoje à Lusa Isabel Oliveira, a responsável na Administração Regional de Saúde de Norte (ARS) pelos cuidados continuados integrados, este novo serviço, com 34 camas, tem já quase metade da capacidade preenchida.

O investimento realizado nesta unidade, que faz parte da rede nacional de cuidados continuados foi, segundo a responsável, de dois milhões de euros, comparticipado pelo programa Saúde XXI.

O serviço destina-se, sobretudo, a idosos que depois de terem alta médica necessitam ainda de cuidados de saúde a pessoas dependentes com necessidades especiais.

De acordo com aquela responsável, a equipa de coordenação local, que faz a sinalização, avaliação e validação dos critérios de selecção, tem já uma lista de 15 utentes a necessitarem deste serviço.

A unidade funcionará no edifício junto ao centro de saúde da Santa Casa da Misericórdia, que celebrou um acordo com os ministérios da Saúde e do Trabalho e Solidariedade Social.

O Estado comparticipa os cuidados com o pagamento por dia de internamento e por utente.

A unidade, de acordo com Isabel Oliveira, tem onze camas para internamentos a médio prazo, destinadas a utentes com recuperação possível, que podem ali permanecer até 90 dias.

As outras 23 camas destinam-se a pessoas com graus de dependência que implicam necessidades especiais e não têm limite temporal para ocupação.

A unidade dispõe ainda de equipamentos para a reabilitação física dos doentes como piscina e ginásio.

Os cuidados são assegurados por uma equipa de profissionais composta por um médico, 10 enfermeiros, um fisiatra, um fisioterapeuta, terapeuta da fala, auxiliares com formação adequada, entre outros profissionais.

No distrito de Bragança está prevista para breve a abertura de mais quatro, em Vila Flor, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro e Mogadouro.



PARTILHAR:

IV Mostra de Vinhos do Tâmega

«Raia Rural»